Dicas HVS: Como lidar com o TDHA na fase adulta?

Data da publicação: 10/08/2016 Autor: hollo

Facebook - HVS - Dicas HVS TDHAPessoas com TDHA (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) costumam ser impulsivas, desorganizadas e distraídas. Essas características, especialmente na vida adulta, são bastante inconvenientes, pois afetam toda a sua rotina.

As consequências são: poucas horas de sono, irregularidade ou falta da prática de esportes, descuido com alimentação, entre outros. E, infelizmente, isso funciona como um círculo vicioso: o TDHA propicia os hábitos ruins, assim como os hábitos ruins fazem piorar os sintomas do TDHA. 🙁

Pensando em ajudar a melhorar a qualidade de vida de adultos que passam por essa situação complicada, o HVS dá 3 importantes:

1 – Prática de esportes – Além de ser benéfico para a saúde em geral, ajuda a acabar com o estresse, melhorando o humor e acalmando a mente. Ainda ajuda a gastar energia, que pessoas com TDHA costumam ter em excesso.

2 – Sono de qualidade – Dormir pouco e mal só piora o quadro de TDHA, fazendo com que a capacidade de concentração durante o dia fique comprometida. Algumas dicas são: evitar a prática de exercícios físicos uma hora antes de dormir e não tomar cafeína à noite.

3 – Alimentação correta – Alguns alimentos ajudam a melhorar a concentração, a controlar a hiperatividade e os níveis de estresse. Ficar muito tempo sem comer pode gerar ansiedade, piorando a situação; o ideal é ingerir pequenas porções de tempos em tempos durante o dia. Deve-se cuidar para não comer muito açúcar e carboidratos em geral. Manter uma dieta em que a proteína esteja sempre presente pode ajudar a reduzir os sintomas do TDHA.

Receba Conteúdo exclusivo do Hospital Vila da Serra em seu e-mail.