05 de Fevereiro | Dia Nacional da Mamografia

Data da publicação: 03/02/2014 Autor: hollo

Dia Nacional da MamografiaHoje 05 de fevereiro comemora-se o Dia Nacional da Mamografia, criado em 2009 a data foi definida por ser o dia de Santa Ágata, a santa protetora das mamas é padroeira dos mastologistas.

Com o foco de chamar a atenção das mulheres de todo o país, ressaltando a importância do diagnóstico precoce da doença, esclarecemos algumas dúvidas:

Por que fazer a mamografia?

É através da mamografia, o melhor método para detectar precocemente o câncer de mama que é possível verificar as alterações e as possíveis indicações de um câncer na fase inicial.

A partir de qual idade é recomendável fazer o exame?

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, a orientação do Ministério da Saúde é fazê-la, a partir dos 50 anos, uma vez a cada dois anos, até os 69 anos, e sua finalidade é a detecção precoce do tumor, e não propriamente sua prevenção. A incidência deste câncer tende a aumentar com a idade e as pesquisas apontam que o maior benefício dos exames de rotina é obtido justamente na faixa etária de 50 a 69 anos.

Além da mamografia de rotina, é importante que a mulher conheça seu corpo e esteja atenta para alterações. Se perceber algo fora do habitual em suas mamas, deverá procurar logo um médico.

Vale lembrar que a Axial, parceria do Hospital Vila da Serra oferece o exame de mamografia em um aparelho moderno, ambiente acolhedor, garantindo as pacientes um tratamento diferenciado. Para marcação do exame: (31) 3228-8188

Receba Conteúdo exclusivo do Hospital Vila da Serra em seu e-mail.