Acesso Rápido

05 de Fevereiro | Dia Nacional da Mamografia

Dia Nacional da MamografiaHoje 05 de fevereiro comemora-se o Dia Nacional da Mamografia, criado em 2009 a data foi definida por ser o dia de Santa Ágata, a santa protetora das mamas é padroeira dos mastologistas.

Com o foco de chamar a atenção das mulheres de todo o país, ressaltando a importância do diagnóstico precoce da doença, esclarecemos algumas dúvidas:

Por que fazer a mamografia?

É através da mamografia, o melhor método para detectar precocemente o câncer de mama que é possível verificar as alterações e as possíveis indicações de um câncer na fase inicial.

A partir de qual idade é recomendável fazer o exame?

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, a orientação do Ministério da Saúde é fazê-la, a partir dos 50 anos, uma vez a cada dois anos, até os 69 anos, e sua finalidade é a detecção precoce do tumor, e não propriamente sua prevenção. A incidência deste câncer tende a aumentar com a idade e as pesquisas apontam que o maior benefício dos exames de rotina é obtido justamente na faixa etária de 50 a 69 anos.

Além da mamografia de rotina, é importante que a mulher conheça seu corpo e esteja atenta para alterações. Se perceber algo fora do habitual em suas mamas, deverá procurar logo um médico.

Vale lembrar que a Axial, parceria do Hospital Vila da Serra oferece o exame de mamografia em um aparelho moderno, ambiente acolhedor, garantindo as pacientes um tratamento diferenciado. Para marcação do exame: (31) 3228-8188

Leia também:
  • Acadêmicos de Medicina: aprendizado em campo

    Atendendo à demanda, o Hospital Vila da Serra realizou uma seleção de acadêmicos de medicina, ao todo foram escolhidos e contratados 35 estagiários para áreas de CTI Adulto e UCO, Ginecologias/Obstetrícia e Pediatria. Ao contrário da residência médi...

  • Fatores de Risco para o AVC

    Fatores de risco são àqueles que contribuem para a ocorrência de uma determinada doença ou complicação de saúde. No caso do AVC, são diversas as condições que podem aumentar a probabilidade de o paciente ser acometido por este acidente. Alguns fatore...

  • Reconciliação medicamentosa na promoção da segurança do paciente

    ?A Farmácia Clínica é a ciência cuja responsabilidade é assegurar, mediante a aplicação de conhecimentos e funções relacionadas ao cuidado dos pacientes, que o uso dos medicamentos seja seguro e apropriado. Desta forma, ela necessita de educação esp...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360