Acesso Rápido

08 de Novembro | Dia do Radiologista

A radiologia é a especialidade médica que se ocupa em gerar imagens do corpo mediante vários agentes físicos (RX, Ultrasom, Campos Magnéticos, etc) e de utilizar essas imagens para o diagnóstico e em grau menor, para prognóstico e tratamento dos pacientes.

Pode ser separada em:
Radiologia Diagnóstica ou Radiodiagnóstico – se centra principalmente em diagnosticar as enfermidades mediante a imagem.

Radiologia intervencionista – se centra principalmente no tratamento das enfermidades, mediante o emprego de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos guiados por técnicas de imagem.

Os RX foram descobertos há mais de 100 anos por Wilhelm Conrad Roentgen, cientista alemão que estudou os efeitos do tubo de crookes sobre placas fotográficas quando eram submetidos a corrente elétrica. Durante muitos anos a única forma de energia usada era a radiação dos RX. No início dos anos 60 começaram a ser usados aparelhos de ecografia e ultrassonografia.

O emprego do RX foi revolucionário gerando a tomografia computadorizada que permite realizar explorações tridimensionais de todos os órgãos do corpo incorporado ao tubo de RX Giratório um potente receptor capaz de reconstruir as imagens.

Uma das técnicas mais modernas é a imagem de ressonância magnética, com equipamentos contendo potentes dispositivos capazes de gerar campos magnéticos de mais de 2 teslas. Os campos assim gerados são capazes de alinhar ordenadamente o movimento nuclear dos átomos com um número ímpar de núcleos. Quando o campo magnético diminui bruscamente, os movimentos dos átomos do organismo se desalinham, orientando-se cada um em uma direção distinta, emitindo radiações eletromagnéticas em uma faixa de radiofreqüência.

Essas radiações são recolhidas e processadas em um computador reconstituindo imagens do corpo com intensidade maior ou menor de sinal correspondentes aos átomos de hidrogênio do tecido e da água corporal.

A radiologia deve se distinguir da radioterapia, que não utiliza imagens, mas a radiação ionizante (raios x) de maior energia, para o tratamento de enfermidades, como por exemplo reduzir o crescimento de tumores sensíveis à radiação.

Leia também:
  • 04 Abril – Dia do Parkinsoniano

    O Parkinson é uma doença neurológica causada pela degeneração das células cerebrais responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que controla os movimentos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (ONU), a doença atinge cerca de 4 milhõ...

  • Dia do Controle de Infecção Hospitalar

    As infecções hospitalares, são aquelas que acometem os pacientes de hospitais ou outros tipos de unidades de saúde. No Hospital Vila da Serra existe um setor específico que tem como objetivo prevenir e combater a infecção hospitalar. Denominado de CC...

  • Garanta sua saúde para curtir o carnaval!

    Alguns cuidados com a saúde são fundamentais para aproveitar ao máximo a maratona do carnaval. Insolação, desidratação e hipoglicemia são alguns dos problemas comuns que acometem os foliões. Os cinco dias de folia acabam por alterar o funcionamento ...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360