Acesso Rápido

5 motivos para consumir chocolate sem culpa

Hoje, dia 26 de março, é o dia do cacau. Logo, o relacionamos ao chocolate. Nada mais justo, já que é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. Agregar chocolate na rotina faz bem à saúde, graças à presença de flavonoides, um antioxidante potente capaz de proteger o organismo dos danos gerados pelos radicais livres. Porém, para garantir uma quantidade boa desta substância, é preciso dar preferência ao amargo, pois nesta versão de chocolate há maior quantidade de cacau na composição.

5 motivos para consumir chocolate sem culpa - Cacau

Condenado por muitos por causa do teor calórico, estamos aqui para defender o seu consumo.

  1. Previne o câncer no intestino.

Pesquisadores da Universidade de Georgetown, nos EUA, descobriram que há específicas moléculas presentes no cacau – as procianidinas, que são antioxidantes. Desta forma, age diretamente na proteção das células das degenerações, diminuindo a probabilidade de surgir tumores no intestino.

  1. Diminui o colesterol ruim

O colesterol ruim, o LDL, é uma das principais fontes de gordura presentes na circulação sanguínea. Se há altas taxas de gordura no sangue, pode ocasionar o entupimento de veias e artérias, potencializando os riscos de infarto. A notícia boa é que os flavonoides, presentes no chocolate amargo, ajudam a elevar os níveis do colesterol bom, o HDL, e descompensar o colesterol ruim.

  1. Melhora o fluxo arterial

Os flavonóides, mais uma vez, ajudam na dilatação das artérias, contribuindo para a diminuição da coagulação das plaquetas e da obstrução dos vasos sanguíneos. O resultado é a diminuição da pressão arterial.

  1. Mantém a saúde cerebral

Devido à presença de antioxidantes, o consumo de chocolate amargo pode diminuir as chances de se ter um AVC. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pela universidade de Toronto, no Canadá. Os flavonóides atuam na prevenção de doenças cerebrais degenerativas, como o Alzheimer.

  1. Promove o bem-estar

Ao ingerir chocolate, principalmente o amargo, liberam-se endorfina e dopamina no sangue, responsáveis pela sensação de prazer e relaxamento. Alguns especialistas afirmam que os efeitos da tensão pré-menstrual podem ser amenizados ao consumir chocolate.

5 motivos para consumir chocolate sem culpa - Chocolate amargo

Unir o útil ao agradável é a melhor fórmula para manter uma saúde equilibrada. Portanto, incluia esta delícia na sua rotina, atentando-se para a quantidade consumida. O ideal é que o consumo seja de 30 gramas, 4 a 5 vezes por semana. Mais do que isso pode descompensar os benefícios, pois o chocolate também é fonte de caloria, gordura e glicose.

Leia também:
  • Mitos e verdades sobre a saúde do coração

    Saiba como identificar os fatores de risco e se prevenir, levando uma vida mais saudável e tranquila Existem diversos fatores de risco que aumentam a predisposição às doenças coronárias, dentre eles a idade avançada, colesterol, hipertensão arterial...

  • Produtos Diet e Light: Saiba a diferença

    As prateleiras dos supermercados estão repletas de produtos dos mais variados tipos, o que torna a escolha certa cada vez mais difícil. Os rótulos com as especificações diet e light nos atrai, mas também nos deixa em dúvida. Qual será o tipo de alim...

  • Clínica Vilara fala sobre “Função Tireoidiana e Reprodução Humana”

    A Clínica Vilara - Hospital Vila da Serra deu início às suas atividades científicas do segundo semestre de 2011. Durante seu Curso de Educação Médica Continuada, a Dra. Anelise Impelizieri Nogueira, médica endocrinologista e professora da UFMG, apres...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360