Acesso Rápido

A importância da saúde do bebê antes do nascimento

Cuidar do bebê dentro do útero materno com foco na prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento de várias doenças, são orientações que devem ser buscadas pelas mulheres desde o momento em que decidem engravidar.

Para o rastreamento de síndromes, pelo menos três testes básicos são recomendados. O primeiro é o ultra-som morfogenético, que  acontece entre a 11ª e 13ª semanas de gravidez, quando o médico avalia a anatomia inicial do bebê e os riscos para síndromes cromossômicas, em especial a Síndrome de Down. O segundo teste, feito entre a 16ª e 19ª semana de gestação, é um exame de sangue da mãe para dosagem de hormônios produzidos pelo bebê e placenta, que caem na corrente sanguínea materna. Já o terceiro exame é um novo ultra-som morfogenético, indicado entre a 22ª a 24ª semana de gravidez, quando se realiza a avaliação anatômica detalhada do feto.

Observa-se que várias doenças fetais podem ser diagnosticadas e tratadas intra-útero, como os casos de incompatibilidade de RH materno-fetal (mãe RH negativo, bebê RH positivo), que causam anemia na criança, os casos de arritmia cardíaca, em que se medica o feto; de introdução de suporte nutricional medicamentoso, quando o bebê apresenta deficiência de peso e crescimento, os casos de implantação cirúrgica de “shunts” para drenagem de acúmulo de líquidos, entre outros. Assim todas as decisões são tomadas em prol da saúde do bebê.

Leia também:
  • Em busca da qualidade

    O diretor presidente do Hospital Vila da Serra, Dr. Wagner Neder Issa, fala sobre qualidade, segurança e novas tecnologias na área da saúde e sobre os desafios frente à administração hospitalar. O Hospital Vila da Serra é excelência no país. Quais s...

  • Dia Mundial de Lavar as Mãos

    ?O Dia Mundial de Lavagem de Mãos? (15/10) é fruto de uma parceria que envolve governos, instituições internacionais, organizações não governamentais e empresas privadas. No Brasil, ?O Dia Mundial de Lavagem de Mãos? tem a missão social de promover ...

  • Acadêmicos de Medicina: aprendizado em campo

    Atendendo à demanda, o Hospital Vila da Serra realizou uma seleção de acadêmicos de medicina, ao todo foram escolhidos e contratados 35 estagiários para áreas de CTI Adulto e UCO, Ginecologias/Obstetrícia e Pediatria. Ao contrário da residência médi...

  • Exrteemly helpful article, please write more.

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360