Acesso Rápido

A Nova Emancipação Feminina

Historicamente, a pílula anticoncepcional abriu as portas para uma revolução sexual que possibilitou, entre outras conquistas, o ingresso da mulher no mercado de trabalho. Evolutivamente, o alcance de condições de igualdade civil e jurídica entre os sexos e a perda do medo da gravidez proporcionaram mudanças importantes nas relações das mulheres, tanto consigo mesmas quanto com o mundo que as circunscreve.

Infelizmente, esse avanço trouxe uma séria conseqüência: a luta contra o relógio biológico. O tempo permanece implacável para aquelas que buscam não só realização profissional, mas também engravidar e constituir uma família. Sabe-se que o número de óvulos que a mulher apresenta no início da sua vida reprodutiva é finito e que o passar do tempo representa uma redução tanto da quantidade como da qualidade ovocitária.

No início da última década, começaram a ser relatados os primeiros ensaios do que logo se tornou uma realidade: o desenvolvimento de uma técnica de criopreservação de óvulos segura e eficaz. Com o advento da “vitrificação dos óvulos”, procedimento em que eles são congelados de uma maneira ultra-rápida, observou-se a ausência de formação de cristais de gelo e, consequentemente, ausência de lesão da integridade dos mesmos. Ainda assim, a técnica vem sendo aperfeiçoada e hoje é possível encontrar uma taxa de sobrevivência superior a 90% após o processo de descongelamento e taxas de gravidez similares àquelas obtidas com óvulos frescos (não congelados).

Desse modo, comissões de preservação da fertilidade foram criadas para avaliar seu real benefício. Como resultado, a maioria dos pesquisadores nessa área diz que cabe ao especialista em Reprodução Assistida oferecer ou disponibilizar esse procedimento às suas pacientes, donas da decisão final. Mais do que uma estratégia para a preservação da fertilidade em pacientes portadoras de tumores malignos, os bons resultados apresentados recentemente sugerem que a criopreservação dos óvulos constitui a nova fase de emancipação feminina. A técnica permitirá que a mulher possa estar inserida na sociedade moderna competitiva, buscando a sua afirmação e sua realização profissional sem, entretanto, comprometer o seu futuro reprodutivo. Ela poderá “deter” seu relógio biológico ou, quem sabe, apenas ajustar os ponteiros para uma hora que julgar ser mais apropriada para a gestação.

Leia também:
  • Garanta sua saúde para curtir o carnaval!

    Alguns cuidados com a saúde são fundamentais para aproveitar ao máximo a maratona do carnaval. Insolação, desidratação e hipoglicemia são alguns dos problemas comuns que acometem os foliões. Os cinco dias de folia acabam por alterar o funcionamento ...

  • HVS inaugura serviço de medicina nuclear

    Manter a confiança, a competência e o respeito adquiridos por médicos e pacientes. Esse é um dos objetivos do Hospital Vila da Serra, que acaba de apresentar um novo conceito em medicina nuclear. O serviço está localizado no 1º andar do hospital e...

  • Mulher desconhece relação entre CÂNCER e HPV

    De acordo com pesquisa do Ibope, mulheres desconhecem que a vacina contra HPV atua na prevenção do câncer. Muitas mulheres ainda não realizam o exame Papanicolau regularmente. A relação entre o aumento do risco de câncer do colo do útero a partir da...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360