Acesso Rápido

A Nova Emancipação Feminina

Historicamente, a pílula anticoncepcional abriu as portas para uma revolução sexual que possibilitou, entre outras conquistas, o ingresso da mulher no mercado de trabalho. Evolutivamente, o alcance de condições de igualdade civil e jurídica entre os sexos e a perda do medo da gravidez proporcionaram mudanças importantes nas relações das mulheres, tanto consigo mesmas quanto com o mundo que as circunscreve.

Infelizmente, esse avanço trouxe uma séria conseqüência: a luta contra o relógio biológico. O tempo permanece implacável para aquelas que buscam não só realização profissional, mas também engravidar e constituir uma família. Sabe-se que o número de óvulos que a mulher apresenta no início da sua vida reprodutiva é finito e que o passar do tempo representa uma redução tanto da quantidade como da qualidade ovocitária.

No início da última década, começaram a ser relatados os primeiros ensaios do que logo se tornou uma realidade: o desenvolvimento de uma técnica de criopreservação de óvulos segura e eficaz. Com o advento da “vitrificação dos óvulos”, procedimento em que eles são congelados de uma maneira ultra-rápida, observou-se a ausência de formação de cristais de gelo e, consequentemente, ausência de lesão da integridade dos mesmos. Ainda assim, a técnica vem sendo aperfeiçoada e hoje é possível encontrar uma taxa de sobrevivência superior a 90% após o processo de descongelamento e taxas de gravidez similares àquelas obtidas com óvulos frescos (não congelados).

Desse modo, comissões de preservação da fertilidade foram criadas para avaliar seu real benefício. Como resultado, a maioria dos pesquisadores nessa área diz que cabe ao especialista em Reprodução Assistida oferecer ou disponibilizar esse procedimento às suas pacientes, donas da decisão final. Mais do que uma estratégia para a preservação da fertilidade em pacientes portadoras de tumores malignos, os bons resultados apresentados recentemente sugerem que a criopreservação dos óvulos constitui a nova fase de emancipação feminina. A técnica permitirá que a mulher possa estar inserida na sociedade moderna competitiva, buscando a sua afirmação e sua realização profissional sem, entretanto, comprometer o seu futuro reprodutivo. Ela poderá “deter” seu relógio biológico ou, quem sabe, apenas ajustar os ponteiros para uma hora que julgar ser mais apropriada para a gestação.

Leia também:
  • Rafaela precisa de VOCÊ!

    A equipe da Rede Record esteve no HVS acompanhando a luta da pequena Rafaela por um transplante de medula óssea. Essa princesinha que é modelo em revista e outdoor está lutando pela vida. 23 parentes fizeram o exame para saber se poderiam ser doad...

  • Alertas sobre a importância dos cuidados com a pele

    Hospital Vila da Serra inaugura seu serviço de dermatologia e chama a atenção para a saúde da pele A dermatologia abrange as áreas clínica, estética e cirúrgica e é uma das especialidades médicas mais procuradas atualmente. Dentre os vários aspect...

  • Embolização do mioma uterino: uma solução para as mulheres que desejam engravidar

    Equipe Multidisciplinar do HVS composta por ginecologistas, hemodinamicistas e anestesitas para garantir a responsabilidade ás indicações Pesquisas apontam que cerca de 40% das mulheres em idade reprodutiva podem apresentar miomatozes, cujos sint...

  • No cmoplaints on this end, simply a good piece.

  • ivone dos santos

    Descobri que tinha miomas fazendo exames de rotina.
    Os sintomas que eu sentia todo mês eram extremamente dasagradavel.Cólicas fortes , fluxo muito intenso com coágulos, as perna doíam demais. Aminha barriga evolumou-se como se eu estivesse grávida.
    Pela internete digitei MIOMAS e mandei pesquisar, fui filtrando as informações e cheguei até EMBOLIZAÇíO UTERINA. Nunca ovido falar EMBOLIZAÇíO UTERINA. Na verdade eu pensava que só havia esse tratamento fora de Curitiba porque os sites das informações só filtrava esse tratamento em outras cidades pesquisei alguns sites de São Paulo, mas logo encontrei o Dr. ALEXANDER CORVELLO.
    O Medico foi muito atencioso comigo me explicou como era feito e procedimento, passou me as guias que eu iria precisar para que o convenio liberasse do tratamento. Senti confiaça e percebia que aquele Medico foi enviado por Deus para cuidar de mim.
    Hoje estou com o meu utero e fluxo normal. EMBOLIZAÇíO FOI UM SUCESSO, pois tive duas filhas apos!
    Ivone

  • eliane maria nascimento da silva

    Eu gostaria se os Srs podessem me ajudar fazendo uma sirurgia ,tenho 56 anos tenho muito mais muito medo….alem de outros problemas mioma detectado qdo eu estava gravida após ter graviudez equitópica n época eu tirei trompa uma no caso e um ovário fiquei gravida e ai viram q eu estava com mioma na aderencia de pontos….me jude tenho mioma doloridissimo a 25 anos agora ele ñ sangra mais pq estou na menopausa mais doi bastante me ajude por favor….ñ tenho condições. abraços. em uma ocasião falaram q teria q pagar pq ele ñ sangrava ai fiquei c ele até agora mais ñ da mais…….bjs

    • admin

      Prezada Eliane, o indicado é que você procure um profissional médico a fim de que ele possa avaliar o seu caso. No Hospital Vila da Serra temos especialistas em miomas como citado na matéria http://www.hospitalviladaserra.com.br/interna.php?menu=noticia&id=153 . Caso tenha interesse poderá marcar uma consulta com nossos especialistas através do telefone (31)3228-8173.

  • Libia Maria

    Esperamos anciosos pela resposta. E que possamos está comemorando o nascimento do nosso primeiro filho!!!

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360