Acesso Rápido

Aleitamento materno: uma atitude que salva e molda vidas

Cleonice Liboreiro Motta Ferrari, coordenadora do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno do  HVS (CIAMA)

O leite materno é o único alimento específico para o ser humano.  Portanto, ele é a base de alimentação da criança e o único alimento necessário até os 6 meses de vida, devendo ser mantido até os dois anos de idade ou mais, juntamente com outros alimentos saudáveis.

Hoje, vários especialistas demonstram preocupação com a saúde das crianças, uma vez que é crescente o número daquelas que apresentam doenças comuns aos adultos, como a obesidade, a hipertensão e o diabetes. Geralmente, essas doenças são causadas por uma alimentação inadequada, contendo alimentos pouco saudáveis (desenvolvidos pela vida moderna).

Por isso, acredito que o tema é muito oportuno para repensarmos as ações atuais. Dependendo da conduta tomada, determina-se o que é e o que será gerado às novas gerações: benefícios ou malefícios. Os profissionais de saúde podem e devem investir em novas tecnologias, mas não podem esquecer-se das ações simples, baratas e acessíveis, como o aleitamento materno, que tantas vidas salvam, embora seja tão pouco valorizado e divulgado.

Várias doenças podem ser prevenidas através da amamentação. Infecções gastrointestinais, respiratórias, raquitismo, anemia, alergias, diabetes, obesidade, infecções de ouvido, alguns tipos de câncer como os linfomas, atraso no desenvolvimento, diminuição na capacidade de aprendizagem e outros males são apenas alguns exemplos. Não é difícil de perceber a importância de dirigir os olhares dos gestores de saúde, profissionais e toda a população para o incentivo ao aleitamento materno.

Promover, proteger e incentivar o aleitamento materno são deveres de todos. Ser alimentado através do leite de sua mãe é um direito de toda a criança. Além das necessidades nutritivas, pode-se dizer que a sucção ao peito cria um contato físico muito íntimo entre mãe e filho. Ele permite a criação de laços afetivos fortes e profundos que se manifestam durante toda a vida da criança. Além disso, a confiança e a segurança que se desenvolvem nessa relação afetiva contribuem de forma considerável para a formação do papel do cidadão na sociedade.

Leia também:
  • Como saber que chegou a hora do parto?

    O início do trabalho de parto é diferente para cada mulher. Algumas sabem imediatamente quando está chegando a hora, outras podem confundir o estágio inicial do processo como sendo gases, azia, dor lombar ou indigestão. Esta é uma das questões que ...

  • O que você faz para se manter saudável?

    Todo dia é dia para cuidar da saúde. O que você faz para se manter saudável?   Para isso, alguns fatores devem ser seguidos:Atitudes como boa alimentação, bom descanso, atividades físicas e cuidados com a higiene pessoal proporcionam div...

  • Como está o seu calendário de vacinação? E o da sua família?

    Dra. Paula Távora -Mestre em Imunologia Celular e especialista em Patologia Clínica. Diretora médica da Vacsim A Vacsim Prevenção & Saúde atua no Vila da Serra desde 2001, onde oferece serviços de vacinação e informações para clientes internos ...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360