Acesso Rápido

Alertas sobre a importância dos cuidados com a pele

Hospital Vila da Serra inaugura seu serviço de dermatologia e chama a atenção para a saúde da pele

A dermatologia abrange as áreas clínica, estética e cirúrgica e é uma das especialidades médicas mais procuradas atualmente. Dentre os vários aspectos que devem ser levados em consideração para a crescente busca dessa especialidade, estão:  a incidência crescente do câncer de pele, o envelhecimento da população, as alterações e doenças dermatológicas e a preocupação com questões estéticas.

Fernanda Marques Trindade, dermatologista à frente do Serviço de Dermatologia do Hospital Vila da Serra, pondera sobre questões importantes. “A incidência de câncer de pele está aumentando em todo o mundo, inclusive no Brasil”, afirma. Segundo a médica, que é especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira, os principais fatores de risco são pele e cabelos claros, exposição solar intensa (principalmente na infância) e história familiar positiva. 

Com relação à prevenção, a dermatologista destaca que é preciso usar protetor solar diariamente e evitar exposição ao sol entre as 10 e 16 horas, devido à maior incidência de radiação ultravioleta nesse período.

O diagnóstico precoce também é importante, uma vez que aumenta as chances de cura. “Deve-se consultar um dermatologista regularmente e estar atento para alterações súbitas de tamanho, cor, forma e simetria de nevos (popularmente conhecidos como pintas), além de feridas que não cicatrizam”, adverte Fernanda.A pele é o maior órgão do corpo humano e pode estar envolvida em inúmeras patologias sistêmicas ou primárias de diversas etiologias. “Existem várias doenças cutâneas e do couro cabeludo comuns e com as quais a população tem contato diariamente, como micoses e dermatites de contato”, exemplifica a médica.

No caso das gestantes, a dermatologista salienta que os cuidados com a pele devem ser voltados para a prevenção, com o uso redobrado de protetor solar e hidratação.

“Existem alterações fisiológicas na gravidez que podem ser motivo de preocupação, como alterações pigmentares, estrias gravídicas e alterações nos pelos do corpo e couro cabeludo. Por isso é importante conversar com o obstetra e consultar um dermatologista sempre que necessário”, explica.

Já a população idosa, ressalta, ‘’sofre principalmente com a fragilidade e ressecamento da pele, que podem, ser agravados por hábitos de vida e por alguns medicamentos, causando grande desconforto’’. Além disso, muitos idosos apresentam sinais de dano solar e maior risco de desenvolvimento de câncer de pele.

O Serviço de Dermatologia do Hospital Vila da Serra oferece atendimento dermatológico completo, com dermatologia clínica, dermatoscopia, pequenas cirurgias e dermatologia estética. Além disso, disponibiliza interconsultas a pacientes pacientes internados quando necessário. Mais informações: (31) 3228-8300.

 

Leia também:
  • Acadêmicos de Medicina: aprendizado em campo

    Atendendo à demanda, o Hospital Vila da Serra realizou uma seleção de acadêmicos de medicina, ao todo foram escolhidos e contratados 35 estagiários para áreas de CTI Adulto e UCO, Ginecologias/Obstetrícia e Pediatria. Ao contrário da residência médi...

  • Reconciliação medicamentosa na promoção da segurança do paciente

    ?A Farmácia Clínica é a ciência cuja responsabilidade é assegurar, mediante a aplicação de conhecimentos e funções relacionadas ao cuidado dos pacientes, que o uso dos medicamentos seja seguro e apropriado. Desta forma, ela necessita de educação esp...

  • Precisão no diagnóstico de problemas cardíacos

    Mesmo tendo surgido novos métodos diagnósticos como a Tomografia e Ressonância Magnética, o cateterismo cardíaco é ainda hoje o exame mais preciso para se confirmar a presença de obstrução das artérias coronárias ou avaliar o funcionamento das valvas...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360