(31) 2342-0600

Equipe de Enfermagem

A Equipe de Enfermagem do Hospital Vila da Serra é formada por profissionais devidamente qualificados no atendimento aos pacientes recém-nato, pediátrico e adulto. Cada profissional é especializado em sua respectiva área de atuação e é submetido, periodicamente, a um programa de capacitação das rotinas e procedimentos em Enfermagem com foco no paciente.

Com o objetivo de assistir melhor ao paciente do Vila da Serra e dar suporte aos profissionais médicos que atuam na instituição, contamos com a Gerente de Enfermagem Jacilda Soares e sua equipe de enfermagem que  é dividida entre os serviços de Pronto Atendimento, UTI Neonatal e Pediátrica, UTI Neonatal e Pediátrica Cirúrgica, UTI Adulto, UTI Cardiovascular, Unidade de Internação e Centro Cirúrgico, sendo este formado pelos Blocos Cirúrgico e Obstétrico e pela Central de Materiais Esterilizados (CME).

 

Atendimento Infantil e Adulto

A equipe se divide na assistência ao paciente infantil (entre um ano de vida e 15 anos de idade) e adulto (acima de 16 anos de idade).

Além de executar os procedimentos de rotina, a enfermagem dos Atendimentos Infantil e Adulto é responsável também pela triagem de classificação de risco de todo paciente que chega ao Hospital. Este procedimento é importante para agilizar não só o diagnóstico e o tratamento necessário, como também para assistir àqueles casos com maior necessidade. A coordenadora dos Atendimentos Infantil e Adulto é a enfermeira Cinthia Nicolau.

 

Unidade de Tratamento Adulto

A UTI Adulto do Hospital Vila da Serra conta com uma equipe de Enfermagem capacitada no atendimento ao paciente clínico, pós-cirúrgico, neurológico, obstétrico e com qualquer outra necessidade que demande maior cuidado e atenção. É especializada também na assistência ao paciente de terapia intensiva.

A UTI Adulto trabalha com Plano de Cuidados de Enfermagem individualizado para cada um dos pacientes e Score de Gravidade de Enfermagem, que é um sistema de classificação de risco e melhoria contínua dos cuidados e assistência segura ao paciente crítico. A coordenadora da UTI Adulto é a Enfermeira Ludmila Barbosa.

 

Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal

A equipe de Enfermagem da UTI Neonatal e Pediátrica e UTI Neonatal Pediátrica e Cirúrgica é formada por 38 enfermeiras e 131 técnicas de enfermagem, tendo à frente a enfermeira Débora Francione, na Coordenação de enfermagem.

Por ser um serviço de atendimento ao recém-nascido de alto risco, os profissionais da Enfermagem estão capacitados no suporte neonatal e no acolhimento da família.

Além de assistirem ao recém-nato prematuro, esta equipe está apta também no atendimento a pacientes pediátricos com idade entre um ano de vida a 15 anos.

 

Unidade de Internação

A Unidade de Internação a assistência é supervisionada por linhas de cuidados que possibilitam sistematizar as ações de enfermagem para o paciente. Cada um recebe o atendimento de forma individualizada e por profissionais treinados e capacitados conforme o perfil da unidade.

São elas: linha de cuidados Crítico Adulto pela Enfermeira Simone Araújo; linha da Maternidade e cirurgias Ginecológicas pela Enfermeira Mariana Dinis; e a linha Pediátrica Crítica pela Enfermeira Natália Soares.

 

Centro Cirúrgico

O Centro Cirúrgico do Hospital Vila da Serra é formado pelo Bloco Cirúrgico, pelo Bloco Obstétrico e pela Central de Materiais Esterilizados (CME). Cada setor possui uma equipe de Enfermagem qualificada para todas as rotinas e procedimentos necessários ao atendimento do paciente e suporte ao profissional médico.

Para garantir a excelência da assistência oferecida, periodicamente, todos passam por treinamentos e atualização profissional. O trabalho é coordenado pela enfermeira Luciana Ramires no Centro Cirúrgico e Marcela Bolina na CME.

 

 

Receba Conteúdo exclusivo do Hospital Vila da Serra em seu e-mail.