Atenção Especial à Saúde - Hospital Vila da Serra

Atenção Especial à Saúde

Data da publicação: 22/06/2011

Mais do que nunca, hoje em dia devemos avaliar nossos hábitos alimentares e o nosso estilo de vida, a fim de promover a saúde e evitar uma série de doenças, como o câncer. “Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que tem em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e os órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (metástases). Dividindo-se rapidamente, essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (que são acúmulo de células cancerosas) chamadas de neoplasias malignas”, informa o Dr. Rogério Araújo Oliveira, membro do Corpo Clínico do HVS.

Os dados sobre a doença são alarmantes. As principais conclusões da Globocan 2008, a maior base de dados sobre câncer, apontam que, por ano, surgem quase 13 milhões de novos casos em todo mundo. No mesmo período, cerca de 8 milhões de pessoas morrem devido a doença, que atinge mais os habitantes dos países em desenvolvimento. “Em nosso meio, o câncer está em quinto lugar em incidência de doenças em homens e em sétimo lugar, em mulheres. A idade de maior incidência é acima dos 50 anos”, conta o médico.

O câncer pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas há certos tumores que têm predileção pela boca, garganta e pescoço. Nesse sentido, o termo Câncer de Cabeça e Pescoço envolve uma gama extensa de tumores que acontecem em várias áreas da cabeça e regiões do pescoço, desde os lábios, fossas nasais, seios paranasais, boca, garganta, laringe faringe e nódulos linfáticos até as glândulas salivares e a tireóide. “O HPV (vírus do papiloma) é frequentemente identificado em carcinomas de boca e amígdalas”, pontua.

As causas são diversas, podendo ser externas ou internas ao organismo e estar inter-relacionadas. Causas externas relacionam-se com o meio ambiente e hábitos culturais, já as causas internas são na maioria das vezes geneticamente pré-determinadas. Alguns fatores externos são bem conhecidos, como o cigarro e a exposição excessiva ao sol, mas outras ainda são desconhecidas. “O tabagismo e o alcoolismo associados podem aumentar em 15 vezes a chance de desenvolvimento de um tumor de boca ou laringe”, afirma Dr. Oliveira. Outros fatores associados ao desenvolvimento de tumores de cabeça e pescoço incluem: a sífilis (câncer de língua), a exposição ao sol (câncer de lábio), a exposição ao níquel (câncer de cavidade nasal e seios paranasais), o trabalho com madeira (câncer de seio maxilar) e a radiação ionizante (glândula tireóide).