Acesso Rápido

Atenção Especial à Saúde

Mais do que nunca, hoje em dia devemos avaliar nossos hábitos alimentares e o nosso estilo de vida, a fim de promover a saúde e evitar uma série de doenças, como o câncer. “Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que tem em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e os órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (metástases). Dividindo-se rapidamente, essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (que são acúmulo de células cancerosas) chamadas de neoplasias malignas”, informa o Dr. Rogério Araújo Oliveira, membro do Corpo Clínico do HVS.

Os dados sobre a doença são alarmantes. As principais conclusões da Globocan 2008, a maior base de dados sobre câncer, apontam que, por ano, surgem quase 13 milhões de novos casos em todo mundo. No mesmo período, cerca de 8 milhões de pessoas morrem devido a doença, que atinge mais os habitantes dos países em desenvolvimento. “Em nosso meio, o câncer está em quinto lugar em incidência de doenças em homens e em sétimo lugar, em mulheres. A idade de maior incidência é acima dos 50 anos”, conta o médico.

O câncer pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas há certos tumores que têm predileção pela boca, garganta e pescoço. Nesse sentido, o termo Câncer de Cabeça e Pescoço envolve uma gama extensa de tumores que acontecem em várias áreas da cabeça e regiões do pescoço, desde os lábios, fossas nasais, seios paranasais, boca, garganta, laringe faringe e nódulos linfáticos até as glândulas salivares e a tireóide. “O HPV (vírus do papiloma) é frequentemente identificado em carcinomas de boca e amígdalas”, pontua.

As causas são diversas, podendo ser externas ou internas ao organismo e estar inter-relacionadas. Causas externas relacionam-se com o meio ambiente e hábitos culturais, já as causas internas são na maioria das vezes geneticamente pré-determinadas. Alguns fatores externos são bem conhecidos, como o cigarro e a exposição excessiva ao sol, mas outras ainda são desconhecidas. “O tabagismo e o alcoolismo associados podem aumentar em 15 vezes a chance de desenvolvimento de um tumor de boca ou laringe”, afirma Dr. Oliveira. Outros fatores associados ao desenvolvimento de tumores de cabeça e pescoço incluem: a sífilis (câncer de língua), a exposição ao sol (câncer de lábio), a exposição ao níquel (câncer de cavidade nasal e seios paranasais), o trabalho com madeira (câncer de seio maxilar) e a radiação ionizante (glândula tireóide).

Leia também:
  • Envelhecendo com saúde

    Todas as fases da vida devem ser vividas com intensidade. Envelhecer faz parte do processo e saber passar por ela com qualidade é a chave para a longevidade. Tal fase é chamada por muitos de melhor idade. Termo bem definido, pois é o período em que ...

  • A importância do diagnóstico precoce do câncer gástrico

    O câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, é o terceiro tumor de maior incidência entre os homens e o quinto entre as mulheres, no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer ? INCA -, são diagnosticados mais de 20 mil caso...

  • Dicas HVS: Como lidar com o TDHA na fase adulta?

    Pessoas com TDHA (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) costumam ser impulsivas, desorganizadas e distraídas. Essas características, especialmente na vida adulta, são bastante inconvenientes, pois afetam toda a sua rotina. As consequê...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2018 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360