Acesso Rápido

Atenção Especial à Saúde

Mais do que nunca, hoje em dia devemos avaliar nossos hábitos alimentares e o nosso estilo de vida, a fim de promover a saúde e evitar uma série de doenças, como o câncer. “Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que tem em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e os órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (metástases). Dividindo-se rapidamente, essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (que são acúmulo de células cancerosas) chamadas de neoplasias malignas”, informa o Dr. Rogério Araújo Oliveira, membro do Corpo Clínico do HVS.

Os dados sobre a doença são alarmantes. As principais conclusões da Globocan 2008, a maior base de dados sobre câncer, apontam que, por ano, surgem quase 13 milhões de novos casos em todo mundo. No mesmo período, cerca de 8 milhões de pessoas morrem devido a doença, que atinge mais os habitantes dos países em desenvolvimento. “Em nosso meio, o câncer está em quinto lugar em incidência de doenças em homens e em sétimo lugar, em mulheres. A idade de maior incidência é acima dos 50 anos”, conta o médico.

O câncer pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas há certos tumores que têm predileção pela boca, garganta e pescoço. Nesse sentido, o termo Câncer de Cabeça e Pescoço envolve uma gama extensa de tumores que acontecem em várias áreas da cabeça e regiões do pescoço, desde os lábios, fossas nasais, seios paranasais, boca, garganta, laringe faringe e nódulos linfáticos até as glândulas salivares e a tireóide. “O HPV (vírus do papiloma) é frequentemente identificado em carcinomas de boca e amígdalas”, pontua.

As causas são diversas, podendo ser externas ou internas ao organismo e estar inter-relacionadas. Causas externas relacionam-se com o meio ambiente e hábitos culturais, já as causas internas são na maioria das vezes geneticamente pré-determinadas. Alguns fatores externos são bem conhecidos, como o cigarro e a exposição excessiva ao sol, mas outras ainda são desconhecidas. “O tabagismo e o alcoolismo associados podem aumentar em 15 vezes a chance de desenvolvimento de um tumor de boca ou laringe”, afirma Dr. Oliveira. Outros fatores associados ao desenvolvimento de tumores de cabeça e pescoço incluem: a sífilis (câncer de língua), a exposição ao sol (câncer de lábio), a exposição ao níquel (câncer de cavidade nasal e seios paranasais), o trabalho com madeira (câncer de seio maxilar) e a radiação ionizante (glândula tireóide).

Leia também:
  • Campanha: Eu sou 12 por 8

    Recentemente, a Sociedade Brasileira de Cardiologia criou uma campanha de conscientização para a sociedade sobre os cuidados que devemos ter com a nossa pressão. Esse movimento é muito importante, já que a pressão alta não controlada é a principal c...

  • Você sabia? Leite materno também é preventivo contra obesidade

    Bebês amamentados por mais a style=text-decoration:none; title=ask amy tms href=http://www.web2eur.comtempo correm/a menos risco de virar crianças e adolescentes com sobrepeso. É o que foi demonstrado em um estudo da prestigiada Harvard Medical Sch...

  • Quedas: os perigos moram dentro da própria casa

    O dito popular ?cair de maduro? tem sido uma constante na vida de muitos idosos. Dados da Fhemig revelam que, somente no primeiro semestre deste ano, dos 5.071 atendimentos por queda da própria altura, 890 foram de pessoas acima dos 60 anos. Em Mina...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2018 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360