Acesso Rápido

DIA DO PSICÓLOGO

Ato Solene no Senado Federal comemora o cinquentenário da profissão.

No dia 24 de agosto foi promovido Ato Solene, no Senado Federal, em homenagem aos 50 anos da regulamentação da profissão no Brasil, com a aprovação da Lei nº 4.119, em 1962.

Breve histórico da Psicologia

Wilhelm Wundt (1832-1920) marcou a historia da psicologia pela publicação do livro Elementos da psicologia fisiológica e pela fundação do laboratório de pesquisas psicológicas em Leipzig. A afirmação da psicologia como ciência autônoma liga-se a esses dois fatos e dão a Wundt a sua paternidade.
Os estudos de Freud (a partir de 1886) afastam os fenômenos psíquicos dos orgânicos ao falar do inconsciente e Skinner (1938), por outro lado, passa a focar-se no fenômeno comportamental.
Simplificadamente, a complexa gama de serviços oferecidos pelos psicólogos nos dias de hoje derivam do trabalho destes três autores.
A psicologia abriu seu caminho na sociedade e hoje tem presença garantida nas empresas, esportes, hospitais e tribunais.

A Psicologia no Brasil

Fazendo uma retrospectiva histórica da profissão no Brasil, vemos um panorama onde se ressalta o progresso que a Psicologia, como ciência e profissão, alcançou nos últimos tempos neste país, reflexo da preocupação humana na busca da compreensão dos processos subjetivos presentes na vida moderna.
Destacou-se a responsabilidade da psicologia nas transformações sociais, assumindo novos papéis à luz dos direitos coletivos, direitos humanos e sociais, constantemente inserida nas discussões de temas fundamentais para a sociedade brasileira.
Nestes 50 anos, sua evolução aconteceu no sentido de ampliar o alcance e democratizar os benefícios que advêm de sua prática, com profissionais engajados nas políticas públicas de saúde, educação e assistência.
Neste sentido, foi considerado muito significativo ter o auditório lotado num dia festivo como aquele para a profissão.

Selo comemorativo

Os 50 anos da psicologia foram eternizados na filatelia brasileira. Em homenagem à data, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançou um selo e um carimbo comemorativos. Os selos personalizados trazem um Ipê amarelo com o mapa do Brasil e do outro lado a marca comemorativa dos 50 anos. Já o carimbo traz a frase usada pelo Conselho Federal de Psicologia nas comemorações: “50 anos da psicologia: muito a comemorar, muito mais a fazer”.

Psicóloga Tania Maria Lage Polatscheck
em nome da equipe de Psicologia do HVS
Equipe:
Lilian Almeida Couto Viana
Margarida M. Gontijo
Tânia Maria Lage Polatscheck
Thaisa M. M. Godoy

Leia também:
  • Prevenção de acidentes – Criança segura em todas as idades

    Quando o assunto é transporte de pequenas vidas, cuidado e prevenção devem andar juntos. No Brasil, os acidentes ou as lesões não-intencionais representam a principal causa de morte de crianças entre 01 a 14 anos. Segundo dados do Ministério da Saúde...

  • A obesidade

    Devido a grande prevalência da morbidade, a obesidade tornou-se um tema muito discutido nos meios científico e social, repleto de dificuldades e mitos. As informações abaixo tem como objetivo tentar mostrar a obesidade no âmbito médico, sua importânc...

  • 26 de abril – Dia Nacional do Combate a Hipertensão

    Nesta semana, celebramos o dia nacional do combate a esta doença tão perigosa que é a Hipertensão. Para chamar a sua atenção a esse tema, o Hospital Vila da Serra criou uma campanha semanal para ajudar você a se prevenir e manter-se saudável, relacio...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360