Acesso Rápido

Benefícios da fisioterapia em pacientes cardíacos

Clarissa Maria de Pinho Matos – Fisioterapeuta do HVS e mestre em reabilitação cardíaca.

Pacientes que sofreram algum evento cardíaco ou que foram submetidos a procedimentos cardiovasculares como angioplastias e cirurgias podem se beneficiar do acompanhamento da equipe de fisioterapia do Vila da Serra.

O serviço é constituído por um grupo de fisioterapeutas mestres em reabilitação, especialistas em fisioterapia cardiorrespiratória, terapia intensiva e profissionais gabaritados em  gestão hospitalar e qualidade em saúde.

A equipe presta assistência aos pacientes cardiopatas e seus familiares por 24 horas, com a preocupação constante nas atualizações científicas e uma prática clínica alinhada às necessidades dos pacientes e da equipe multidisciplinar.

O atendimento tem o intuito de minimizar os efeitos deletérios do repouso no leito, melhorar a capacidade física e reduzir as complicações inerentes à internação, como pneumonias, embolias, entre outras. Indivíduos internados após um evento cardíaco evoluem com perda da capacidade funcional, baixo condicionamento físico e, muitas vezes, tornam-se incapazes de retornar às atividades familiares, sociais e/ou profissionais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a reabilitação cardíaca é o somatório das atividades necessárias para garantir aos pacientes portadores de cardiopatia as melhores condições física, mental e social, de forma que eles consigam, pelo seu próprio esforço, reconquistar uma posição normal na comunidade e levar uma vida ativa e produtiva. Desta forma, a atuação da equipe multidisciplinar no programa de reabilitação cardíaca  é apresentada como fator favorável ao paciente, sendo composta por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e psicólogos.

A atuação do fisioterapeuta na reabilitação cardíaca do paciente internado inicia-se a partir de uma avaliação. Ela inclui a anamnese, o exame físico e, sempre que possível, testes de aptidão.

O atendimento baseia-se em exercícios de baixa intensidade, técnicas para prevenção de complicações pulmonares e para o controle do estresse e educação em relação aos fatores de risco.

Os pacientes são atendidos na UTI cardiovascular e nas Unidades de Internação.  As sessões podem ser iniciadas imediatamente a entrada do paciente no hospital ou após 12 horas do evento cardíaco, dependendo da necessidade e das condições clínicas da pessoa.

Inicialmente são realizadas atividades de auto-assistência, mudanças posturais e exercícios respiratórios. Em seguida, os pacientes são inseridos em programas estruturados com exercícios variados.

O programa traz diversos benefícios aos cardiopatas, como a redução da frequência cardíaca de repouso, a diminuição dos níveis de pressão arterial, o aumento do consumo de oxigênio, a melhora da força muscular, a melhora da capacidade para realizar as tarefas do dia a dia, a redução da ansiedade e o ganho na qualidade de vida.

As novas técnicas terapêuticas permitem que a maioria dos pacientes tenham alta hospitalar precocemente, sem perder a capacidade funcional.

A equipe de fisioterapia do Hospital Vila da Serra presta uma assistência de excelência, visando sempre a recuperação da saúde e a restauração da qualidade de vida. Suas ações contribuem para a promoção da saúde, a diminuição do tempo de internação e favorecem todos os pacientes com uma melhor qualidade de vida.

Leia também:
  • Dia Nacional de Combate ao Câncer

    O que é câncer? Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláve...

  • Prevenção de problemas na coluna deve começar na infância

    A sociedade está cada dia mais automatizada. As casas possuem vários eletrodomésticos com controle remoto; no trabalho, as atividades são feitas prevalentemente com a pessoa sentada; até na hora do lazer, que deveria ser um momento para se mexer, pe...

  • Apendicite aguda na gravidez

    A apendicite aguda é uma inflamação usualmente causada pela obstrução da drenagem no apêndice cecal e consequente proliferação bacteriana. No início, o processo infeccioso é local, mas com o passar das horas pode ocorrer necrose do apêndice e infecçã...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360