Acesso Rápido

Boas vindas aos Residentes em Cardiologia

“Ingressar numa instituição hospitalar jovem, no apogeu do crescimento tecnológico e científico, nacionalmente reconhecida pela qualidade dos serviços prestados e pela humanização no atendimento, além de ser a primeira em Minas Gerais a receber a Acreditação Internacional Canadense é de fato motivo de muito orgulho”. Esta foi a mensagem da direção do Hospital Vila da Serra para a primeira turma de médicos especializandos em cardiologia durante o evento de acolhimento da equipe, realizado no dia 2 de janeiro deste ano pelo Centro de Estudos do HVS.

Com o entusiasmo de quem é parte da história do Hospital desde a concepção do projeto há mais de doze anos, o Diretor Presidente, Dr. Wagner Neder Issa, deu as boas vindas aos novos especializandos explicando a filosofia de trabalho do Hospital Vila da Serra e a busca constante pela alta qualidade nos serviços prestados com foco na segurança do paciente.

Ainda com a importante participação do Diretor Técnico do Hospital, Dr. Antônio Eugênio Motta Ferrari, os especializandos tiveram acesso à informações sobre a infraestrutura e o funcionamento do Hospital Vila da Serra, que primeiro foi dotado de leitos de UTIs neonatal, infantil e adulto, bloco cirúrgico e unidade de hemodinâmica com equipamentos de ultima geração para depois implantar a o serviço de cardiologia clínica e cirúrgica.

Para os médicos especializandos em cardiologia, Dr. Sérgio Muniz Rios Filho, Dr. Heivelton José de Souza Alves, Dra. Juliana Oliveira Campos dos Santos, Dr. Henrique Horta Petrillo, Dr. Gustavo Fidelis e Dr. Giovani de Almeida Dias, realizar a especialização no Instituto Médico Cardiovascular do Hospital Vila da Serra é ter a oportunidade de vivenciar o cotidiano de um centro de tratamento clínico e cirúrgico de doenças cardiovasculares de alta complexidade, referência nacional em algumas áreas da cirurgia cardíaca, inclusive na correção de cardiopatia congênita do recém-nascido, com altos índices de resolutividade.

Um dos procedimentos complexos realizados com maestria e muita experiência pela equipe do Hospital, segundo o cardiologista intervencionista e cirurgião endovascular, Dr. João Carlos Belo Lisbôa Dias, é a transposição de grandes vasos, com a técnica desenvolvida pelo cirurgião Dr. Adib Jatene. A cirurgia é indicada para recém-nascidos que apresentam as chamadas conexões ventrículoarteriais discordantes, uma vez que a aorta surge do ventrículo direito e a artéria pulmonar do ventrículo esquerdo, ocasionando um retorno do sangue oxigenado aos pulmões. A posição normal é ao contrário. No Brasil inteiro, apenas dez centros realizam esta cirurgia, salienta o Dr. João Carlos.

Outro exemplo de procedimento complexo em cardiologia, que também é realizado no Hospital Vila da Serra e em apenas outros 16 hospitais no país, é a correção da estenose aórtica grave do idoso por meio da implantação valvar aórtica percutânea. A técnica consiste em implantar a nova válvula (prótese biológica) através da introdução de um cateter por uma artéria de grosso calibre, o que evita a cirurgia de “peito aberto” (abertura da caixa torácica – toracotomia) e suas possíveis complicações, reduz o período de internação e de recuperação pós-procedimento e o resultado pode ser visto no momento, uma vez que não demanda anestesia geral.

Leia também:
  • Congresso da SBRA- Mais uma Parceria Internacional da Clínica Vilara

    Na semana passada, entre os dias 24 e 27 de agosto, foi realizado o Congresso da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida- SBRA. Participaram do evento a chefe do laboratório de FIV da Clínica Vilara, Dra. Bernadette Veado, e os diretores Dr. Mar...

  • Reprodução assistida para mulheres com menopausa precoce

    Reprodução assistida é um bom caminho para mulheres com menopausa precoce e que desejam ser mães A menopausa acontece geralmente entre 45 e 55 anos. Entretanto, é comum mulheres chegarem a esse período antes dessa idade e isso é intitulado de menopa...

  • Dicas e um guia de recomendações para a saúde do viajante

    Neste período de férias, cresce o número de viajantes do Brasil para o exterior. Mas muitos dos viajantes deixam passar despercebidos os cuidados que devem ser adotados em relação à saúde antes de embarcar para o destino desejado. O Ministério da ...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360