Acesso Rápido

Café: Bebida que aquece e encanta

clinica-vilara-facebook-cafeConta a lenda que, há mais de mil anos, um pastor da Etiópia notou que suas cabras ficavam mais despertas e dispostas ao saborear o fruto avermelhado de alguns arbustos da região. A observação foi compartilhada com um monge amigo, que decidiu experimentar o poder dos frutos, criando uma bebida a partir de sua infusão. A nova bebida o ajudava a resistir ao sono durante suas longas horas de leitura e oração. Logo a descoberta se espalhou por entre os monastérios islâmicos do Yêmen, popularizando a bebida e seu uso.

Mas foi na Arábia que o café ganhou seu nome e começou a ganhar sua fama. Foram os árabes que tiveram a ideia de torrar os grãos antes de transformá-los em bebida. A partir de 1615, o café começou a ser saboreado no continente europeu, levado por viajantes constantes do oriente médio. Ali, a bebida encantou italianos, franceses e alemães, mas foram os holandeses os primeiros a conseguir cultivar a planta naquele continente. Dali para que o café pudesse conquistar o mundo, foi um pulo.

Mas o que faz do café esta bebida tão encantadora, repleta de fãs? Para Silvia Oigman, pesquisadora do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino – IDOR, o segredo do café pode estar na riqueza de seus compostos voláteis (que se dissipam no ar) que podem ter centenas de nuances olfato-gustativas atraentes para a grande maioria das pessoas.

“O café é uma potência em aromas! Ele contém mais de mil compostos voláteis, nunca vistos em nenhuma outra espécie vegetal. Um café de boa qualidade, processado corretamente, possui diversas notas sensoriais como chocolate, caramelo, nozes… O cheiro e o sabor são muito atraentes e são, com certeza, os maiores responsáveis por seu consumo”, explica a neurocientista.

Para Silvia, um bom café é uma explosão sensorial para quem o degusta. Isso porque o aroma de café ativa fortemente regiões importantes no cérebro, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Ela lidera um grupo de pesquisadores que investiga, por meio de ressonância magnética, como o cérebro se comporta com esse intenso estímulo olfativo.

Mas o café pode gerar mais do que simplesmente bem-estar físico e emocional. Segundo Marcelo Cossenza, pesquisador do IDOR e da Universidade Federal Fluminense – UFF, um de seus compostos mais famosos, a cafeína, possui uma série de efeitos benéficos para o corpo e para o cérebro.

“A cafeína favorece a funcionalidade cognitiva, melhora a percepção, reduz a fatiga, melhora a consolidação da memória, previne a depressão, reduz a diabetes do tipo 2 e pode até reduzir os sintomas associados à doença de Parkinson. Além disso, ela é muito conhecida por suas propriedades analgésicas e termogênicas, sendo muito utilizada pela indústria farmacêutica” explica Cossenza.

Com tantos benefícios para o corpo e para a mente, seja pelo aroma, pelo gosto ou pela saúde, o que não falta são motivos para se entregar a um bom café.

Fonte: Instituto D’or Ensino e Pesquisa – http://idor.org/midia/bebida-que-aquece-e-encanta

Leia também:
  • Hospital Vila da Serra realizará evento gratuito sobre “Cuidados Ortopédicos Para a Qualidade de Vida”

    No dia 25 de Novembro será realizado no Hospital Vila da Serra o evento "Cuidados Ortopédicos Para a Qualidade de Vida", onde serão discutidos temas como Osteoporose, Dor no Ombro, entre outros temas de interesse geral. O evento é gratuito e contará...

  • Como respirar melhor durante o inverno

    O inverno traz consigo o aumento das incidências de doenças ligadas ao sistema respiratório. Com o vento mais gelado e noites mais frias ? o que caracteriza a diminuição da temperatura atmosférica ? o corpo é afetado ao direcionar grande parte de sua...

  • Aleitamento materno: uma atitude que salva e molda vidas

    Cleonice Liboreiro Motta Ferrari, coordenadora do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno do  HVS (CIAMA) O leite materno é o único alimento específico para o ser humano.  Portanto, ele é a base de alimentação da criança e o único alimento necess...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2018 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360