Acesso Rápido

Caminhada = saúde + bem-estar

Caminhada = bem estar e saúdeDisposição e um bom par de tênis. Isso é necessário para iniciar a caminhada, atividade física muito eficaz e democrática, que proporciona saúde e bem-estar. Uma atividade sem restrições de idade ou de local para ser praticado: jovens, adultos e  idosos, na rua, nos parques ou na academia.

Mesmo com praticantes de todas as faixas etárias e podendo ser realizada em qualquer lugar, essa atividade deve ser encarada como esporte. E como tal, exige cuidados e preparação.

Para se preparar para as caminhadas é importante fazer uma avaliação com um cardiologista para detectar possíveis riscos cardíacos envolvidos, já que algumas pessoas começam com a caminhada e evoluem para a corrida, o que exige maior esforço. O ortopedista pode ser consultado para uma avaliação do tipo de pé, observando formato e modo de pisar.

Os critérios mais importantes que devem ser considerados ao se comprar um novo modelo de calçado para caminhar são a estabilidade e o amortecimento que ele oferece. Com o tipo de tênis específico para cada pisada durante a caminhada – atualmente, as principais marcas do mercado procuram atender à demanda dos diferentes formatos de pés – o rendimento aumenta e diminui os riscos de lesões, sem nunca esquecer dos alongamentos para evitar dores e tendinites. Os principais alongamentos devem ser feitos para os músculos das coxas, panturrilhas e a musculatura da sola do pé.

Com os exames já realizados e o alongamento feito, é hora de começar. Sempre inicie em ritmo mais lento, para não forçar o corpo e causar lesões. Ao longo de alguns meses, a caminhada pode dar lugar à corrida, exigindo maior preparo físico do praticante. As corridas também podem ser realizadas em qualquer local, mas é preciso ter maior cuidado e atenção com terrenos acidentados, para evitar sobrecarga do joelho, tornozelo e quadris.

A caminhada ajuda a prevenir complicações cardiovasculares, diminuindo a incidência de varizes e tromboses, por fortalecer os músculos das pernas e panturrilhas, melhorando a circulação. Estudos realizados pelo médico americano Michael Roizen, afirmam que as caminhadas diminuem em até 30% a incidência de infartos e derrames cerebrais. Além disso, é uma atividade que envolve grande gasto calórico – até 400caloria/hora – e não sobrecarrega as articulações, como outros esportes de maior impacto.

Leia também:
  • 05 de Fevereiro | Dia Nacional da Mamografia

    Hoje 05 de fevereiro comemora-se o Dia Nacional da Mamografia, criado em 2009 a data foi definida por ser o dia de Santa Ágata, a santa protetora das mamas é padroeira dos mastologistas. Com o foco de chamar a atenção das mulheres de todo o país, re...

  • Hospital Vila da Serra: trabalhando pela segurança de seu paciente

     Ao longo de sua trajetória, o Hospital Vila da Serra vem implantando ações de melhoria com o objetivo de eliminar os riscos para os pacientes. Exemplo disso é a criação do grupo de Gerenciamento de Riscos, responsável pela implantação de medidas de ...

  • Em busca da qualidade

    O diretor presidente do Hospital Vila da Serra, Dr. Wagner Neder Issa, fala sobre qualidade, segurança e novas tecnologias na área da saúde e sobre os desafios frente à administração hospitalar. O Hospital Vila da Serra é excelência no país. Quais s...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360