Acesso Rápido

Caminhada = saúde + bem-estar

Caminhada = bem estar e saúdeDisposição e um bom par de tênis. Isso é necessário para iniciar a caminhada, atividade física muito eficaz e democrática, que proporciona saúde e bem-estar. Uma atividade sem restrições de idade ou de local para ser praticado: jovens, adultos e  idosos, na rua, nos parques ou na academia.

Mesmo com praticantes de todas as faixas etárias e podendo ser realizada em qualquer lugar, essa atividade deve ser encarada como esporte. E como tal, exige cuidados e preparação.

Para se preparar para as caminhadas é importante fazer uma avaliação com um cardiologista para detectar possíveis riscos cardíacos envolvidos, já que algumas pessoas começam com a caminhada e evoluem para a corrida, o que exige maior esforço. O ortopedista pode ser consultado para uma avaliação do tipo de pé, observando formato e modo de pisar.

Os critérios mais importantes que devem ser considerados ao se comprar um novo modelo de calçado para caminhar são a estabilidade e o amortecimento que ele oferece. Com o tipo de tênis específico para cada pisada durante a caminhada – atualmente, as principais marcas do mercado procuram atender à demanda dos diferentes formatos de pés – o rendimento aumenta e diminui os riscos de lesões, sem nunca esquecer dos alongamentos para evitar dores e tendinites. Os principais alongamentos devem ser feitos para os músculos das coxas, panturrilhas e a musculatura da sola do pé.

Com os exames já realizados e o alongamento feito, é hora de começar. Sempre inicie em ritmo mais lento, para não forçar o corpo e causar lesões. Ao longo de alguns meses, a caminhada pode dar lugar à corrida, exigindo maior preparo físico do praticante. As corridas também podem ser realizadas em qualquer local, mas é preciso ter maior cuidado e atenção com terrenos acidentados, para evitar sobrecarga do joelho, tornozelo e quadris.

A caminhada ajuda a prevenir complicações cardiovasculares, diminuindo a incidência de varizes e tromboses, por fortalecer os músculos das pernas e panturrilhas, melhorando a circulação. Estudos realizados pelo médico americano Michael Roizen, afirmam que as caminhadas diminuem em até 30% a incidência de infartos e derrames cerebrais. Além disso, é uma atividade que envolve grande gasto calórico – até 400caloria/hora – e não sobrecarrega as articulações, como outros esportes de maior impacto.

Leia também:
  • A infecção pelo vírus Zika em gestantes e a microcefalia

    Como todos sabem, a maneira mais comum de se adquirir o zika vírus é através da picada do mosquito do gênero Aedes, sendo que o Aedes aegypti é o principal vetor humano entre todas as espécies desse inseto. Também é por meio dele que é propagado o ví...

  • Com o envelhecimento da população no Brasil cresce cada vez mais o uso da prótese de quadril

    Pessoas com idade acima de 60 anos que sofrem de osteoartrose são as principais candidatas ao uso da prótese de quadril, uma demanda crescente nos serviços de saúde do país em função do envelhecimento da população. A técnica consiste na substituição ...

  • Clinica de Urologia do HVS | Urovila

    Na busca constante pelo melhor atendimento aos seus clientes, o Hospital Vila da Serra apresenta sua Clínica de Urologia, Urovila. Coordenada pelo Dr. José Eduardo Fernandes Távora, a Urovila conta com uma equipe composta por urologistas e nefrologi...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360