Colonoscopia reduz taxa de mortalidade por câncer

Data da publicação: 28/03/2014 Autor: hollo

Em recém estudo publicado pelo Jornal de Medicina da Inglaterra, foram apresentadas algumas das evidências mais claras, até agora, de que a colonoscopia – “endoscopia do intestino grosso” –

Colonoscopia

traz vantagens para a prevenção do câncer intestinal. Os pesquisadores estimam que 40% dos cânceres poderiam ter sido evitados se todos os pacientes do estudo tivessem realizados o exame.

A colonoscopia é recomendada a partir de 50 anos de idade para pessoas que estão em situação de risco médio para câncer colorretal. O exame dura de 30 a 60 minutos e alcança todo o cólon, sendo realizado sob sedação supervisionada por um anestesiologista e executado por um endoscopista. Durante a análise, o endoscopista pode realizar biópsias; retirar lesões pré-cancerosas, que são chamadas de pólipos; além de outros procedimentos específicos, de acordo com cada caso.

“O exame é o único capaz de visualizar o cólon proximal e permite que gastroenterologistas removam pólipos pré-cancerosos, prevenindo o desenvolvimento de doenças mortais”, afirma Anil K. Rustgi, MD, presidente da AGAF Institute.

O Serviço de Endoscopia do Hospital Vila da Serra (Endovila) realiza a colonoscopia e outros procedimentos endoscópicos. Mais informações: (31) 3228-8158.

Receba Conteúdo exclusivo do Hospital Vila da Serra em seu e-mail.