Acesso Rápido

Como está o seu calendário de vacinação? E o da sua família?

Dra. Paula Távora -Mestre em Imunologia Celular e especialista em Patologia Clínica.

Diretora médica da Vacsim

A Vacsim Prevenção & Saúde atua no Vila da Serra desde 2001, onde oferece serviços de vacinação e informações para clientes internos e externos do hospital. Sua equipe atende no 1º andar do HVS, no leito ou a domicílio (após a alta hospitalar). Durante a visita aos familiares e bebês na maternidade, os profissionais da Vacsim instruem os pais sobre o calendário de vacinação.

As vacinas são substâncias produzidas a partir de proteínas e quando apresentadas ao nosso organismo transformam-se nas ferramentas mais poderosas para evitar doenças infecciosas. Através da memória imunológica ocorre o reconhecimento do agente patogênico em futuras infecções, o que protege milhões de recém-nascidos, crianças, adultos e idosos no Brasil e no mundo.

Embora a produção de vacinas data do século 19, foi no século 20 que a Organização Mundial da Saúde (OMS) assumiu a responsabilidade de controlar a incidência de doenças no mundo. Segundo a organização, a vacina é o segundo maior evento e recurso em medicina preventiva de grande impacto até os dias de hoje, ou seja, capaz de reduzir o contágio e a morte causada por doenças infecciosas. Em primeiro lugar está a água potável.

Alguns tipos de vacinas merecem descrição sobre o que representam, uma vez que seu tipo influencia o resultado no sistema imune, sua segurança e sua eficácia.

Novas vacinas foram introduzidas no Brasil nos últimos 10 anos. Exemplos incluem a Pneumocócica conjugada contra alguns tipos de pneumonia bacteriana: a Pneumo 10 ou decavalente (2009) e a Pneumo 13 ou trezevalente (2010); contra alguns tipos de meningite bacteriana meningocócica: Conjugada tipo C (2005) e a Conjugada quadrivalente, ministrada contra os tipos de meningococo A, C, W e Y (2011). As vacinas purificadas como difteria-tétano e coqueluche acelular (dTpa) formulação para adultos (2005) são ministradas contra diarreias causadas por Rotavírus de 1 tipo monovalente (2006) e 5 tipos pentavalente (2009). Há também vacinas contra papilomavírus humano (HPV) bivalente e quadrivalente (2006) e contra o Herpes Zoster, aguardando produção para atender o Brasil.

Recomendações para vacinas contra a gripe causada pelo vírus Influenza foram gradualmente expandidas. Hoje, temos uma política nacional de vacinação adotada por várias especialidades médicas como pediatria, pneumologia, geriatria e medicina do trabalho (proteção coletiva em empresas) etc.

É preciso lembrar que embora tenhamos excelentes resultados de medidas de prevenção, registramos o reaparecimento e/ou aumento do número de  reaparecimento e/ou aumento do número de casos de algumas doenças como a coqueluche, a rubéola, o sarampo, a caxumba e a catapora (varicela).

Os benefícios da vacinação de meninas e meninos contra o papilomavírus humano (HPV) serão confirmados através da diminuição de casos de câncer de colo de útero nas próximas décadas.

Já o sucesso da erradicação da poliomielite, “promovendo a aposentadoria do Zé Gotinha” será uma conquista permanente a partir desta e das próximas gerações.

  • Vacinas Associadas: mais de um tipo de vacina num mesmo frasco. Suas características próprias são mantidas e não há interferência nos efeitos e na eficácia da proteção.
  • Vacinas Inativadas: proteínas inativadas por processos químicos e físicos.
  • Vacinas conjugadas: purificadas por conjugação. Elas promovem uma resposta imune de longo prazo.
  • Vacinas recombinantes: produzidas por engenharia genética.
  • Vacinas Atenuadas: os antígenos utilizados nas vacinas são “vivos” atenuados (modificados) e não têm a capacidade de produzir doenças. Contudo, as vacinas atenuadas não devem ser aplicadas em gestantes e em imunossuprimidos.

Abaixo o Calendário de Vacinação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) de 2011/2012 , demonstrando que o Brasil mantém o seu modelo exemplar de prevenção, apoiado pelo Ministério da Saúde. Temos o excelente  Programa Nacional de Imunizações (PNI) que tem como meta ‘’alcançar o mais rapidamente possível a proteção da população, especialmente de todas as crianças até a pré-escola, através da atividade de imunização intensiva durante um período de tempo’’. A Vacsim Prevenção & Saúde atua no Vila da Serra desde 2001, onde oferece serviços de vacinação e informações para clientes internos e externos do hospital. Sua equipe atende no 1º andar do HVS, no leito ou a domicílio (após a alta hospitalar). Durante a visita aos familiares e bebês na maternidade, os profissionais da Vacsim instruem os pais sobre o calendário de vacinação.

Calendário de Vacinação Pediátrico

Calendário de Vacinação Adulto e Idoso

Calendário de Vacinação Adulto e Idoso

Mais informações através dos telefones: (31)3213-7005, email: paula@vacsim.com.br ou através do site www.vacsim.com.br

Leia também:
  • Novo blog! Eu Nasci no Vila da Serra!

    O Hospital Vila da Serra, lançou mais um blog especialmente para que as mamães e papais possam obter e compartilhar informações. O Eu Nasci no Vila da Serra trará dicas da equipe do HVS para que o ato de cuidar do seu bebê se torne mais simples e pra...

  • Precisão no diagnóstico de problemas cardíacos

    Mesmo tendo surgido novos métodos diagnósticos como a Tomografia e Ressonância Magnética, o cateterismo cardíaco é ainda hoje o exame mais preciso para se confirmar a presença de obstrução das artérias coronárias ou avaliar o funcionamento das valvas...

  • Miomas e a fertilidade feminina

    Durante o Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia, acontecido em maio passado, realizamos nosso IV Simpósio Internacional, que teve como palestrante o Dr. Jaime Ferro, chefe da equipe de Cirurgia Laparoscópica do Instituto Valenciano de Infert...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360