Acesso Rápido

Como respirar melhor durante o inverno

respirar melhor no invernoO inverno traz consigo o aumento das incidências de doenças ligadas ao sistema respiratório. Com o vento mais gelado e noites mais frias – o que caracteriza a diminuição da temperatura atmosférica – o corpo é afetado ao direcionar grande parte de suas energias à manutenção da sua temperatura, enfraquecendo as defesas orgânicas.

No caso das vias respiratórias, o nariz possui pequenas cavidades cuja função é aquecer todo o ar até aproximadamente 37 graus antes de enviá-lo aos pulmões. Assim, com o clima mais gelado, temos uma sobrecarga de toda a estrutura do aparelho respiratório, o que geralmente leva à  doenças tais como gripes, resfriados e rinites.

A escassez de chuvas e a poluição, principalmente nos grandes centros urbanos, também potencializam o surgimento das doenças respiratórias. Outro fator, que muitas vezes passa desapercebido, é a maior concentração de pessoas em interiores, mantendo as janelas fechadas. Trata-se de um hábito nocivo, pois facilita a presença e  concentração de agentes infecciosos. A renovação de ar é essencial para a prevenção de doenças do aparelho respiratório!

Aqueles que têm sensibilidade a alimentos, mudanças de temperatura, poluição, ácaros, pêlos de animais e fumaça de cigarro devem redobrar a atenção.

Além dos fatores hereditários e ambiental, para driblar esta grande vilã, é importante cuidar da saúde emocional. Ansiedade, melancolia, stress e depressão baixam a resistência, abrindo a porta para doenças que vão desde um simples resfriado até uma crise de asma.

O inverno é inevitável, mas com bom senso é possível sofrer menos. Veja algumas dicas:

  • Evitar permanecer por muito tempo em ambientes fechados;
  • Manter arejados os ambientes internos. No inverno, abrir as janelas entre 10 da manhã e 17hs é uma boa medida;
  • Lavar bem os agasalhos de frio antes de utilizá-los;
  • Colocar bacias de água no quarto para aumentar a umidade do ar;
  • Evitar carpetes ou cortinas que acumulem poeira;
  • Evitar roupas e cobertores de lã ou com pêlos. Agasalhos recomendados: malha, moleton, nylon ou couro;
  • O uso de aquecedores par tornar o ar frio um pouco mais agradável para de ser respirado;
  • Deixar uma fresta da janela aberta para a renovação do ar;
  • Evitar ambiente empoeirados.
  • Evite o cigarro;
  • Beba mais água para hidratar o corpo;
  • Utilize soro fisiológico nas narinas e nos olhos em caso de irritação;
  • Evite ambientes com ar condicionado.
Leia também:
  • 21 de Setembro | Dia Mundial do Alzheimer

    Palestra gratuita, na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), dia 21 de setembro, às 11 horas, fala sobre doença que atinge mais de 1,2 milhão de brasileiros. Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Alzheimer. A data, instituída pe...

  • Dia das Crianças no Vila da Serra

    No dia 11 de outubro o Hospital Vila da Serra recebeu diretamente da Liga da Justiça o Batman e Mulher Maravilha. Eles alegraram as crianças com brincadeiras, pinturas, distribuição de guloseimas e bichinhos de balões. Foi pura diversão! O Hospita...

  • Prevenção e avanços no tratamento da obesidade

    A obesidade é uma doença que pode trazer sérias consequências para mulheres, homens e crianças. Cada vez mais a mídia brasileira e mundial alerta à população. Entretanto, mesmo com toda essa divulgação, aumenta o número de pessoas obesas, segundo dad...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2018 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360