Acesso Rápido

Como respirar melhor durante o inverno

respirar melhor no invernoO inverno traz consigo o aumento das incidências de doenças ligadas ao sistema respiratório. Com o vento mais gelado e noites mais frias – o que caracteriza a diminuição da temperatura atmosférica – o corpo é afetado ao direcionar grande parte de suas energias à manutenção da sua temperatura, enfraquecendo as defesas orgânicas.

No caso das vias respiratórias, o nariz possui pequenas cavidades cuja função é aquecer todo o ar até aproximadamente 37 graus antes de enviá-lo aos pulmões. Assim, com o clima mais gelado, temos uma sobrecarga de toda a estrutura do aparelho respiratório, o que geralmente leva à  doenças tais como gripes, resfriados e rinites.

A escassez de chuvas e a poluição, principalmente nos grandes centros urbanos, também potencializam o surgimento das doenças respiratórias. Outro fator, que muitas vezes passa desapercebido, é a maior concentração de pessoas em interiores, mantendo as janelas fechadas. Trata-se de um hábito nocivo, pois facilita a presença e  concentração de agentes infecciosos. A renovação de ar é essencial para a prevenção de doenças do aparelho respiratório!

Aqueles que têm sensibilidade a alimentos, mudanças de temperatura, poluição, ácaros, pêlos de animais e fumaça de cigarro devem redobrar a atenção.

Além dos fatores hereditários e ambiental, para driblar esta grande vilã, é importante cuidar da saúde emocional. Ansiedade, melancolia, stress e depressão baixam a resistência, abrindo a porta para doenças que vão desde um simples resfriado até uma crise de asma.

O inverno é inevitável, mas com bom senso é possível sofrer menos. Veja algumas dicas:

  • Evitar permanecer por muito tempo em ambientes fechados;
  • Manter arejados os ambientes internos. No inverno, abrir as janelas entre 10 da manhã e 17hs é uma boa medida;
  • Lavar bem os agasalhos de frio antes de utilizá-los;
  • Colocar bacias de água no quarto para aumentar a umidade do ar;
  • Evitar carpetes ou cortinas que acumulem poeira;
  • Evitar roupas e cobertores de lã ou com pêlos. Agasalhos recomendados: malha, moleton, nylon ou couro;
  • O uso de aquecedores par tornar o ar frio um pouco mais agradável para de ser respirado;
  • Deixar uma fresta da janela aberta para a renovação do ar;
  • Evitar ambiente empoeirados.
  • Evite o cigarro;
  • Beba mais água para hidratar o corpo;
  • Utilize soro fisiológico nas narinas e nos olhos em caso de irritação;
  • Evite ambientes com ar condicionado.
Leia também:
  • Menopausa: o início de uma nova fase

    As mulheres de hoje devem entender a menopausa, não como a porta de entrada para a velhice, mas como o início de uma nova vida repleta de novos interesses e perspectivas. Não se trata de mais um discurso demagógico e otimista. A expectativa de vida...

  • Hospital Vila da Serra cheio de novidades em 2013

    Com o objetivo de fortalecer a nossa presença digital, lançamos um novo site e novas ações para 2013. Hospital Vila da Serra Nosso site agora está de cara nova, com um layout mais agradável aos olhos, conteúdos com imagens maiores e mais atrativas ...

  • A área de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Vila da Serra apresenta mudanças positivas

    Acompanhando a evolução da medicina, a Ortopedia e Traumatologia tornou-se uma especialidade subdividida em áreas específicas de atuação.  A transformação é fruto de uma formação que busca, cada vez mais, o aprofundamento e o atendimento especializ...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360