Acesso Rápido

Como se livrar do intestino preso?

O funcionamento do intestino não é o mesmo para todos. Em algumas pessoas, o relógio biológico bate no mesmo horário, todos os dias. Já para outras, há o sofrimento com o incômodo problema chamado intestino preso.

intestino preso

A causa mais comum da prisão de ventre é o baixo consumo de fibras. Elas são responsáveis na regularização intestinal, pois aumentam o volume e retém o líquido das fezes, deixando-as na textura pastosas e, portanto, mais fáceis de eliminar.

O hábito que joga contra o bem-estar do intestino é o sedentarismo. Pessoas que não praticam atividade física tendem a ter problemas intestinas. Há também os casos de pessoas impossibilitadas de se movimentar ou acamadas que acabam sofrendo de constipação intestinal.

Alguns medicamentos, como antiácidos e antidepressivos, podem causar como efeito colateral a prisão de ventre. Até mesmo o laxante, que alivia as dores abdominais, pode ser um risco à saúde se usado com frequência, pois pode irritar as paredes do intestino e alterar a flora intestinal.

Para prevenir a desagradável prisão de ventre, é fundamental colocar em prática na rotina as dicas abaixo:

1 – Abuse das frutas

A natureza é um benefício ao nosso organismo. As frutas possuem alto teor de fibras, facilitando a eliminação das fezes e beneficiando o seu pleno funcionamento.

2 – Viva o verde

Legumes e hortaliças também fazem parte da lista do bem para o intestino.

3 –  Invista em cereais e sementes

Os alimentos que contêm cereais integrais, bem como as sementes oleaginosas (como amêndoas e castanhas) ajudam a regularizar o intestino.

4 – Consuma iogurte

O iogurte, principalmente os que têm lactobacilos vivos, ajudam a balancear a flora intestinal, facilitando a liberação dos gases. Mas cuidado: pessoas com intolerância à lactose ou alérgicas à proteína do leite não devem consumir este alimento.

5 – Diga não aos alimentos constipantes

Por aumentar consideravelmente a produção de gases, modere o consumo de chocolate, café e chá preto. As bebidas alcoólicas também agem negativamente no funcionamento intestinal. Portanto, tente evitá-las ao máximo.

6 –  Beba líquido

O ideal é ingerir 2 a 3 litros de líquido por dia. Água, sucos naturais, água de coco e chás lubrificam todo o trato intestinal, adequando o volume e a consistência das fezes.

 Todas as informações da matéria são referenciais. Qualquer dúvida, procure um especialista.
Leia também:
  • Escoliose da criança e do adolescente

    A escoliose idiopática é uma deformidade da coluna vertebral que tem como característica uma alteração em sua estrutura, de maneira a alterar a posição do tronco, peito/dorso ou costas, em uma curvatura lateral, informa o ortopedista Marcos Antônio F...

  • Uma Prova de Superação no HVS

    No dia 09 de setembro de 2011 deram entrada no HVS o casal Janete da Silva Pinheiro (52) e Ítalo Albizzati(88) com uma história de superação e amor. Após 20 anos na tentativa de terem um filho, a psicóloga e o professor universitário aposentado comem...

  • Embolização do mioma uterino: uma solução para as mulheres que desejam engravidar

    Equipe Multidisciplinar do HVS composta por ginecologistas, hemodinamicistas e anestesitas para garantir a responsabilidade ás indicações Pesquisas apontam que cerca de 40% das mulheres em idade reprodutiva podem apresentar miomatozes, cujos sint...

  • No cmoplaints on this end, simply a good piece.

  • ivone dos santos

    Descobri que tinha miomas fazendo exames de rotina.
    Os sintomas que eu sentia todo mês eram extremamente dasagradavel.Cólicas fortes , fluxo muito intenso com coágulos, as perna doíam demais. Aminha barriga evolumou-se como se eu estivesse grávida.
    Pela internete digitei MIOMAS e mandei pesquisar, fui filtrando as informações e cheguei até EMBOLIZAÇíO UTERINA. Nunca ovido falar EMBOLIZAÇíO UTERINA. Na verdade eu pensava que só havia esse tratamento fora de Curitiba porque os sites das informações só filtrava esse tratamento em outras cidades pesquisei alguns sites de São Paulo, mas logo encontrei o Dr. ALEXANDER CORVELLO.
    O Medico foi muito atencioso comigo me explicou como era feito e procedimento, passou me as guias que eu iria precisar para que o convenio liberasse do tratamento. Senti confiaça e percebia que aquele Medico foi enviado por Deus para cuidar de mim.
    Hoje estou com o meu utero e fluxo normal. EMBOLIZAÇíO FOI UM SUCESSO, pois tive duas filhas apos!
    Ivone

  • eliane maria nascimento da silva

    Eu gostaria se os Srs podessem me ajudar fazendo uma sirurgia ,tenho 56 anos tenho muito mais muito medo….alem de outros problemas mioma detectado qdo eu estava gravida após ter graviudez equitópica n época eu tirei trompa uma no caso e um ovário fiquei gravida e ai viram q eu estava com mioma na aderencia de pontos….me jude tenho mioma doloridissimo a 25 anos agora ele ñ sangra mais pq estou na menopausa mais doi bastante me ajude por favor….ñ tenho condições. abraços. em uma ocasião falaram q teria q pagar pq ele ñ sangrava ai fiquei c ele até agora mais ñ da mais…….bjs

    • admin

      Prezada Eliane, o indicado é que você procure um profissional médico a fim de que ele possa avaliar o seu caso. No Hospital Vila da Serra temos especialistas em miomas como citado na matéria http://www.hospitalviladaserra.com.br/interna.php?menu=noticia&id=153 . Caso tenha interesse poderá marcar uma consulta com nossos especialistas através do telefone (31)3228-8173.

  • Libia Maria

    Esperamos anciosos pela resposta. E que possamos está comemorando o nascimento do nosso primeiro filho!!!

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360