Acesso Rápido

Como se livrar do intestino preso?

O funcionamento do intestino não é o mesmo para todos. Em algumas pessoas, o relógio biológico bate no mesmo horário, todos os dias. Já para outras, há o sofrimento com o incômodo problema chamado intestino preso.

intestino preso

A causa mais comum da prisão de ventre é o baixo consumo de fibras. Elas são responsáveis na regularização intestinal, pois aumentam o volume e retém o líquido das fezes, deixando-as na textura pastosas e, portanto, mais fáceis de eliminar.

O hábito que joga contra o bem-estar do intestino é o sedentarismo. Pessoas que não praticam atividade física tendem a ter problemas intestinas. Há também os casos de pessoas impossibilitadas de se movimentar ou acamadas que acabam sofrendo de constipação intestinal.

Alguns medicamentos, como antiácidos e antidepressivos, podem causar como efeito colateral a prisão de ventre. Até mesmo o laxante, que alivia as dores abdominais, pode ser um risco à saúde se usado com frequência, pois pode irritar as paredes do intestino e alterar a flora intestinal.

Para prevenir a desagradável prisão de ventre, é fundamental colocar em prática na rotina as dicas abaixo:

1 – Abuse das frutas

A natureza é um benefício ao nosso organismo. As frutas possuem alto teor de fibras, facilitando a eliminação das fezes e beneficiando o seu pleno funcionamento.

2 – Viva o verde

Legumes e hortaliças também fazem parte da lista do bem para o intestino.

3 –  Invista em cereais e sementes

Os alimentos que contêm cereais integrais, bem como as sementes oleaginosas (como amêndoas e castanhas) ajudam a regularizar o intestino.

4 – Consuma iogurte

O iogurte, principalmente os que têm lactobacilos vivos, ajudam a balancear a flora intestinal, facilitando a liberação dos gases. Mas cuidado: pessoas com intolerância à lactose ou alérgicas à proteína do leite não devem consumir este alimento.

5 – Diga não aos alimentos constipantes

Por aumentar consideravelmente a produção de gases, modere o consumo de chocolate, café e chá preto. As bebidas alcoólicas também agem negativamente no funcionamento intestinal. Portanto, tente evitá-las ao máximo.

6 –  Beba líquido

O ideal é ingerir 2 a 3 litros de líquido por dia. Água, sucos naturais, água de coco e chás lubrificam todo o trato intestinal, adequando o volume e a consistência das fezes.

 Todas as informações da matéria são referenciais. Qualquer dúvida, procure um especialista.
Leia também:
  • Diretor Presidente do HVS fala sobre o Programa BH Health Tour

    Em entrevista concedida ao Portal Belo Horizonte Dr. Wagner Neder Issa, diretor presidente do HVS, fala sobre o projeto de Turismo de Saúde. Projeto este que pretende tornar a capital mineira uma referência mundial em tratamentos médicos.  "As pess...

  • Rompimento do aneurisma da aorta abdominal tem elevada taxa de mortalidade

    Para o leitor leigo que ouve falar de Aneurisma da Aorta Abdominal, mas não faz ideia do que se trata, é preciso antes relembrar alguns conceitos. A Aorta é a maior e a principal artéria do corpo humano e a que leva sangue do coração para todos os ór...

  • O vírus HPV e a importância da vacinação

    Saiba o que é vírus HPV e importância da vacinação O HPV (papilomavírus humano)  é o nome dado ao grupo de vírus  que engloba cerca de 150 tipos diferenciados. Dentre eles, uma parte significativa afeta diretamente as partes genitais. Por isso, muit...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360