Acesso Rápido

Dia 2 de Abril | Dia Internacional da Conscientização do Autismo

O “Transtornos do Espectro Autista” (TEA), popularmente conhecido como autismo, é um tipo de síndrome que acomete cerca de 2 milhões de brasileiros. Essa data, decretada pela ONU em 2007, nos alerta para a importância de compreender o transtorno para que pessoas autistas sejam inseridas no meio social na melhor forma possível. autismo

Revelado nos primeiros anos de vida, o autista demonstra dificuldades de compreender regras sociais. Além disso, o processo comunicativo é limitado, pois há limites de entendimento das intenções daquele que fala e da capacidade de comunicação. Desta forma, a interatividade se torna cada vez mais difícil.

Em escalas de comprometimento diferentes, o autismo pode se manifestar em grau brando e a pessoa pode ter uma vida normal, aparentando ser apenas diferente. Por outro lado, em casos mais graves, a pessoa pode se mostrar incapaz de gerenciar sua própria vida, afetando drasticamente a fala e o cuidado consigo mesma.

O diagnóstico é processual, pois o médico levará em conta a história de vida do paciente, a análise de comportamentos e testes psicológicos, baseando-se nos critérios internacionais propostos pelo CID (Classificação Internacional de Doenças) e pelo DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders).

O tratamento é específico para cada caso, iniciado a partir do acompanhamento médico individualizado, levando em consideração as inabilidades e necessidades do autista.

Entender esse transtorno cerebral é fundamental para que a sociedade consiga lidar com clareza e respeito os sintomas, ajudando os portadores de autismo a quebrar suas próprias barreiras. A conscientização favorece o respeito pelas diferenças.

Leia também:
  • 07 de Maio – Dia do Silêncio

      Estudos apontam que o silêncio é primordial para o ambiente hospitalar, uma vez que ele contribui para uma atmosfera mais calma e confortável, e consequentemente ajuda na recuperação dos pacientes e também para a concentração dos profission...

  • Hospital Vila da Serra promove a V Jornada Mineira de Adolescência e Ginecologia Infanto Puberal

    O Hospital Vila da Serra e o Hospital Infantil São Camilo promovem no dia 02 de setembro de 2011 a V Jornada Mineira de Adolescência e Ginecologia Infanto Puberal, que tem organização dos Doutores João Tadeu Leite dos Reis, Cláudia Barbosa Salomão e ...

  • 2º Simpósio Obesidade

    No dia 25 de abril, acontecerá o 2º Simpósio de Obesidade com o tema principal: "Obesidade dicas para o seu bem estar" Participe, inscreva-se gratuitamente. Vagas limitadas. Confira a programação

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360