Acesso Rápido

Dia Internacional do Riso – Vamos rir mais?

 

Você se lembra da última vez que riu? Sem sequer nos darmos conta, rimos várias vezes ao dia. Pode ser por causa de uma piada, uma música, uma situação engraçada, embaraçosa ou simplesmente para cumprimentar o vizinho. A verdade é que difícil mesmo é acharmos um motivo para não rir. Até diante de algumas dificuldades, é muito difícil deixarmos de sorrir, nem que seja aquele de canto de boca ou o sorrisinho amarelo.

Quando rimos, movimentamos 12 músculos faciais; quando gargalhamos, são 24; e quando conversamos e gargalhamos simultaneamente, são 84. Além disso, o riso
aumenta a produtividade, estimula a criatividade e afeta diversas outras partes do corpo, como o cérebro e o coração – dentre muitos outros benefícios. Por isso, alguns especialistas apontam para a eficácia da risoterapia na recuperação e cura de pessoas doentes.

No Brasil, há alguns grupos que usam o riso como método terapêutico. O mais conhecido é os Doutores da Alegria. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que visita hospitais levando alegria,através da arte do palhaço, às crianças internadas, aos seus pais e aos profissionais da saúde. Além do trabalho social nos hospitais, o grupo também oferece cursos em sua escola de palhaços para diferentes públicos.

O método do riso contribui para o processo de cura e fazem os hospitalizados esquecerem a dor por alguns minutos: O Hospital Vila da Serra vem investindo nesse tipo de método a fim de levar alegria aos pacientes. O Vila do Sorriso é um grupo composto de colaboradores voluntários que mostram um pouco do lado artístico para interagir com as crianças e adultos hospitalizados no HVS.

 

Leia também:
  • Reconstrução mamária

    A reconstrução mamária tem sido alvo de discussão no meio médico de especialidades afins, como a mastologia e a cirurgia plástica. Porém, de quem é a responsabilidade de reconstruir as sequelas provocadas pela mastectomia ou até mesmo das tumorectomi...

  • Campanha: Eu sou 12 por 8

    Recentemente, a Sociedade Brasileira de Cardiologia criou uma campanha de conscientização para a sociedade sobre os cuidados que devemos ter com a nossa pressão. Esse movimento é muito importante, já que a pressão alta não controlada é a principal c...

  • A Nova Emancipação Feminina

    Historicamente, a pílula anticoncepcional abriu as portas para uma revolução sexual que possibilitou, entre outras conquistas, o ingresso da mulher no mercado de trabalho. Evolutivamente, o alcance de condições de igualdade civil e jurídica entre os ...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360