Dia Internacional do Riso – Vamos rir mais?

Data da publicação: 17/01/2013 Autor: admin

 

Você se lembra da última vez que riu? Sem sequer nos darmos conta, rimos várias vezes ao dia. Pode ser por causa de uma piada, uma música, uma situação engraçada, embaraçosa ou simplesmente para cumprimentar o vizinho. A verdade é que difícil mesmo é acharmos um motivo para não rir. Até diante de algumas dificuldades, é muito difícil deixarmos de sorrir, nem que seja aquele de canto de boca ou o sorrisinho amarelo.

Quando rimos, movimentamos 12 músculos faciais; quando gargalhamos, são 24; e quando conversamos e gargalhamos simultaneamente, são 84. Além disso, o riso
aumenta a produtividade, estimula a criatividade e afeta diversas outras partes do corpo, como o cérebro e o coração – dentre muitos outros benefícios. Por isso, alguns especialistas apontam para a eficácia da risoterapia na recuperação e cura de pessoas doentes.

No Brasil, há alguns grupos que usam o riso como método terapêutico. O mais conhecido é os Doutores da Alegria. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que visita hospitais levando alegria,através da arte do palhaço, às crianças internadas, aos seus pais e aos profissionais da saúde. Além do trabalho social nos hospitais, o grupo também oferece cursos em sua escola de palhaços para diferentes públicos.

O método do riso contribui para o processo de cura e fazem os hospitalizados esquecerem a dor por alguns minutos: O Hospital Vila da Serra vem investindo nesse tipo de método a fim de levar alegria aos pacientes. O Vila do Sorriso é um grupo composto de colaboradores voluntários que mostram um pouco do lado artístico para interagir com as crianças e adultos hospitalizados no HVS.

 

Receba Conteúdo exclusivo do Hospital Vila da Serra em seu e-mail.