Acesso Rápido

Dia Nacional da Mamografia

Femama | Mamografia por mim

O cancêr de mama é o segundo tipo de cancêr mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. A cada ano responde por 22% de novos casos. O exame que detecta o problema é a mamografia e de forma a conscientizar as mulheres sobre a importância do exame, em 2008 foi criado o Dia Nacional da Mamografia.

A mamografia permite detectar precocemente o problema, sendo possível visualizar a lesões em fase inicial. É recomendado a realização do exame a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos ou segundo recomendação médica.

O exame é realizado em um aparelho chamado de Mamógrafo, a mama é comprimida (o desconforto é suportável) para que se tenha melhores imagens e um melhor diagnóstico.

Com investimentos do Ministério da Saúde de R$ 4,5 bilhões até 2014, o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e de Mama objetiva reduzir a mortalidade entre os dois tipos de cânceres mais comuns entre as mulheres. Fafá de Belém é a madrinha do Programa Nacional de Qualidade de Mamografia. No vídeo abaixo, ela destaca a importância dos exames de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

Confira a Campanha-destaque realizada pela Femama

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) lança hoje uma campanha específica sobre o Dia Nacional da Mamografia, que tem como foco dar continuidade à campanha “Faça por Mim”, criada no Outubro Rosa 2011. A entidade pretende chamar a atenção das mulheres de todo o País, enfatizando a importância do diagnóstico precoce da doença.

A instituição criou o hotsite Mamografia por mim, no qual o usuário pode compor uma mensagem personalizada, escolhendo algumas opções de frases e fazendo o upload de uma foto. Em seguida, o usuário pode enviar a mensagem por e-mail às mulheres que ama, lembrando-as de fazerem sua mamografia. Estas mensagens também podem ser replicadas pelas redes sociais. Os internautas também podem ajudar a causa usando a hashtag #dianacionaldamamografia no Twitter e curtindo a fanpage da Femama no Facebook.

O presidente do Conselho Técnico Científico da Femama, Ricardo Caponero, dá o seu recado: “A mensagem mais importante é a de que a maior chance de cura do câncer de mama não advém de medicamentos novos e poderosos, mas do simples diagnóstico precoce da doença. Quanto mais cedo a gente encontrar, há mais chances de cura. Hoje a gente sabe que para cada 1 milímetro que o tumor cresce, a paciente perde 1% de chance de estar viva depois de 5 anos. Então quando a gente acha um tumor menor que 5 milímetros, a chance de cura chega a 95%. O diagnóstico precoce é o tratamento mais eficiente para garantir a vida das pacientes com câncer de mama”. | Fonte: http://www.blog.saude.gov.br

Leia também:
  • Uma reflexão sobre o desenvolvimento da medicina

    Hipócrates e Galeno foram os pioneiros na medicina, pois preocuparam-se com o estudo dos sinais e dos sintomas das doenças de forma sistematizada. Anteriormente, os egípcios, devido ao desenvolvimento de um sofisticado processo de mumificação, adquir...

  • Saiba quais prejuízos o uso de chupeta pode provocar

    A nossa Enfermeira Obstetra, Cleonice Liboreiro, que coordena o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno do HVS, concedeu uma entrevista para o programa De Tudo um Pouco da Rede Super, sobre os principais prejuízos causados pelo uso de chupetas. As...

  • Jaleco: O grande vilão?

    Motivo de grande polêmica, a proibição  do uso de jalecos e aventais de profissionais  de saúde em ambientes extra-hospitalares foi votada e aprovada pela Câmara de Vereadores de Belo Horizonte. Cabe ressaltar que, embora a lei tenha sido sancionada ...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360