Acesso Rápido

Controle e Prevenção à Hipertensão Arterial

Todo dia é dia de lembrar que a saúde deve ser colocada sempre em prioridade. Mais conhecida como pressão alta, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo e atinge crianças, homens e mulheres de qualquer faixa etária.

Por que a hipertensão aparece?

Ao ser bombardeado pelo coração, o sangue exerce força contra as paredes das artérias para que circule pelo corpo todo. Se as artérias estiverem estreitas, o coração trabalha com mais força para que consiga levar o sangue e recebê-lo novamente, subindo os níveis de pressão arterial, originando assim a hipertensão. Este desgaste devido ao esforço em excesso pode ocasionar a dilatação do coração e prejuízos às artérias.

Como se mede a pressão sanguínea?

Seja no consultório, na farmácia ou em casa, a medida é feita por um aparelho chamado esfigmomanômetro. Através dele, a pessoa consegue visualizar as duas medidas da pressão sanguínea:

  • Sistólica: resultado da pressão nas artérias durante os batimentos cardíacos.

  • Diastólica: resultado da pressão  nas artérias entre as batidas cardíacas.

As medições podem variar durante o dia, dependendo da atividade corporal. Por isso a importância de se medir com frequência, pois o aparecimento da pressão alta em várias medições é um alerta para a hipertensão.

Qual é a medida ideal?

Levando em consideração o comparativo da pressão sistólica e diastólica, temos níveis que são considerados ideais, normais, de atenção e de hipertensão. Confira:

tabela

Para viver mais e com qualidade, o ideal é manter a pressão sanguínea em 12 por 8.

Quais são os sintomas?

É importante monitorar a pressão, pois muitas vezes a hipertensão é silenciosa, não demonstrando sintoma algum. Quando se manifesta, os principais indícios são:

  • Sensação de zumbido nos ouvidos;

  • Sangramento no nariz;

  • Dor de cabeça ou dor na nuca;

  • Visão embaçada;

  • Fraqueza e tontura.

26 DE ABRIL – DIA NACIONAL DE CONTROLE E PREVENÇÃO À HIPERTENSÃO ARTERIAL

Leia também:
  • Efeito dos hormônios na reprodução assistida

    A infertilidade já deixou de ser um empecilho para os casais que querem filhos há alguns anos. A mudança foi possível com a evolução da medicina com métodos de fertilidade assistida, como coito programado, inseminação intra-uterina e fertilização in ...

  • HVS no Programa Brasileiro de Segurança do Paciente

    Frequentemente casos de erros assistenciais, levando a morte ou a lesão grave e permanente de pacientes, ocupam as manchetes de nossos jornais, mas estes casos representam somente a ponta do iceberg. Embora avanços significativos têm sido  registrado...

  • 2º Simpósio Obesidade

    No dia 25 de abril, acontecerá o 2º Simpósio de Obesidade com o tema principal: "Obesidade dicas para o seu bem estar" Participe, inscreva-se gratuitamente. Vagas limitadas. Confira a programação

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2018 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360