Acesso Rápido

Diagnóstico de infarto: o que temos disponível nos dias de hoje?

Diagnóstico de infarto

Há muitos anos já é conhecida a alta prevalência da doença coronária (doença das artérias do coração que pode levar ao infarto) e os seus diversos fatores de risco, como o diabetes, a hipertensão arterial, o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo, entre outros. Contudo, o melhor tratamento para essa doença vem sofrendo constantes e profundas evoluções nas últimas décadas.

Em meados dos anos 60 e 70, existiam basicamente dois tratamentos para a doença coronariana: o tratamento clínico com medicamentos e a já consagrada cirurgia para a colocação de pontes de safena para as coronárias doentes. No final da década de 70, o Dr. Andreas Gruentzig iniciou o que se tornaria hoje a Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica com o cateterismo cardíaco e coronário, permitindo o desenvolvimento de novas técnicas, alternativas percutâneas (através de pequenas punções na pele) para a cirurgia aberta convencional em casos selecionados.

A evolução dessas novas técnicas passou pela angioplastia por balão (abertura da artéria coronária obstruída/doente com uso de um cateter balão), seguida do uso dos stents, que são pequenas malhas metálicas que objetivam manter o vaso doente aberto ao fluxo de sangue.  Os stents também evoluíram e novos stents mais modernos estão em uso atualmente, sendo alguns já recobertos com medicamentos, os chamados farmacológicos, que têm seu grande benefício em determinados casos.

Dentre as novidades mais recentes, já disponíveis há alguns anos, está o balão recoberto com medicamento (farmacológico), que busca espaço nessa crescente inovação terapêutica.

Todas essas tecnologias e outros métodos modernos de diagnóstico e tratamento cardíaco/extra-cardíaco como endopróteses ou dispositivos periféricos, renais, uterinos, cerebrais, ultrassonografia intracoronária, tomografia de coerência óptica e para tratamento de anomalias congênitas estão disponíveis no Laboratório de Hemodinâmica do Hospital Vila da Serra para benefício do paciente. Consulte o seu médico assistente e pergunte sobre as possibilidades percutâneas para o seu caso.

 Dr. Henrique Horta Petrillo,

Membro da equipe da Hemodinâmica do HVS

Leia também:
  • Hospital Vila da Serra comemora Dia Mundial da Higienização das Mãos

    No dia 05 de Maio foi comemorado o Dia Mundial da Higienização das Mãos. Em comemoração a data e também para chamar atenção sobre a importância dessa iniciativa, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HVS realizou de 02 a 05 de maio, uma se...

  • A humanização é fator de sucesso na UTI Adulto

    A UTI Adulto do Hospital Vila da Serra acredita no potencial do processo de humanizar e investe na vivência interdisciplinar participativa. As prioridades são a valorização da equipe, a comunicação, a qualidade na atenção e a promoção de um ambiente...

  • Páscoa comemorada com muita diversão

    A Páscoa no Hospital Vila da Serra foi comemorada com muita diversão e brincadeiras. O coelhinho da páscoa e sua assistente estiveram no HVS no último dia 05 de maio para visitar as crianças internadas no hospital. Eles visitaram ainda a ala da mater...

  • Aparecida

    Estou matando a saudade do meu nenem vai fazer dois como é maravilhoso.

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360