Acesso Rápido

Envelhecer com qualidade

É cada vez mais comum observarmos idosos fazendo caminhada nos espaços públicos da cidade, clubes e praticando esportes. Essas imagens são muito positivas, principalmente se compararmos com décadas atrás, quando uma pessoa com mais de 65 anos estava muito distante desse comportamento “dos tempos atuais”. Os avanços da medicina e a prevenção de doenças são dois pontos que devem ser ressaltados como aliados dessa mudança que, embora positiva, apresenta riscos. envelhecer

Primeiramente, precisamos destacar que danos relacionados aos músculos, articulações e sistema músculo esquelético (com disfunções dos ossos) estão entre os principais problemas de saúde na terceira idade. Nesses casos, as dores, a redução da capacidade de andar e a limitação das atividades diárias roubam a independência e comprometem a qualidade de vida. Paralelamente, esses prejuízos dificultam o tratamento de outras doenças que apresentam alto índice de mortalidade, como as cardíacas e o diabetes.

As principais doenças do aparelho locomotor dos idosos que não podem ser completamente evitadas, mas minimizadas e controladas, são a osteoporose, a perda de massa muscular (sarcopenia) e a osteoartrose. Medidas preventivas como dieta saudável; atividades físicas, recreativas e ocupacionais são fundamentais.

A osteoartrose degenera a cartilagem que reveste a extremidade dos ossos articulados e é causa de incapacidade, principalmente quando acomete as articulações de apoio dos membros inferiores, como o quadril e o joelho. Suas graves consequências levam os idosos, e também os jovens, a uma imobilidade crônica.

Podemos dizer que as doenças que acometem o sistema locomotor do idoso são inter-relacionadas e o seu tratamento é condição primordial. Por exemplo, uma pessoa que sofre de osteoartrose do quadril tem a sua osteoporose e perda de massa muscular agravadas pela degeneração de cartilagem causada pela osteoartrose. Dessa forma, é necessária uma abordagem sistematizada com várias opções terapêuticas, o que pode incluir ações cirúrgicas.

A atividade física, associada a uma dieta adequada, é o pilar central no tratamento da osteoporose e da sarcopenia para suprir as necessidades de cálcio e proteína. A adequada exposição à luz solar permite a síntese de vitamina D para que o cálcio ingerido seja absorvido convenientemente.

Preservar a saúde geral é algo vital. Doenças causadoras de dor ou deformidades que impedem a prática de atividade física ou que comprometem a capacidade de marcha devem ser enfrentadas e eficientemente tratadas. Também é fundamental evitar quedas. Elas são causadoras de fraturas e possuem um alto índice de morbidade e mortalidade na terceira idade.

Envelhecer com qualidade, ou seja, com independência, sem dores articulares e ósseas é um desafio imposto cada vez mais e reveste-se de grande importância social e de saúde pública. Cuidar da saúde músculo esquelética do idoso é promover a longevidade e a qualidade de vida.

Leia também:
  • Conheça os benefícios da atividade física

    O sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças.  Confira as curiosidades que você precisa saber sobre atividade física.   1. A prática de exercícios, de intensidade moderada, durante mei...

  • Vila da Serra tem residência médica credenciada pelo MEC

    Dr. José Maria Penido, coordenador do Centro de Estudos do HVS Tudo começou há três anos, quando a diretoria do HVS, junto com o Centro de Estudos, definiu que era o momento de abrir novas fronteiras. Iniciou-se então, a tarefa de difundir o conheci...

  • Como combater o estresse

    O estresse pode tornar uma pessoa irritada, impaciente e impossibilitada de se concentrar em tarefas. Pode causar perda de sono ansiedade. Para os outros que sofrem diariamente com situações de estresse, existem boas notícias: Independente da falta ...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2018 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360