Apneia do Sono - Hospital Vila da Serra - Apneia do Sono em BH

Ronco e apneia do sono

Data da publicação: 26/04/2012

Mais da metade da população mundial sofre com roncos e apneias, tanto os próprios quanto os de seus parceiros. Fatores como envelhecimento, obesidade e estilo de vida influenciam nesses acontecimentos. Essas pessoas estão mais aptas a desenvolverem doenças como arritmia, pressão alta e infarto, o que torna a situação preocupante.

Você sabe o que é a Higiene do Sono? Nada mais é do que métodos que colaboram para a qualidade do sono. Confira abaixo dicas que ajudarão você a lidar com esses problemas.

1 – Emagreça. Acumular gordura na região do pescoço, tórax e abdômen aumentam as chances de roncar e ter apneias, pois dificultam a respiração.

2 – Alimente-se bem e se exercite. Combata a obesidade e evite problemas.

3 – Evite beber antes de dormir, pois o álcool provoca um relaxamento dos músculos da garganta e aumenta a intensidade do ronco e a quantidade de apneias ao longo da noite.

4 – Evite fumar antes de dormir, pois o cigarro inflama a úvula e a faringe, logo será um problema para a passagem de ar pela garganta.

5 – Não coma muito antes de dormir, pois dormir de estômago cheio faz com que a pessoa durma de “barriga para cima”, o que intensifica o ronco. Tal posição também empurra a língua relaxada em direção à garganta, comprometendo a passagem do ar, portanto, procure dormir de lado. Caso essa posição de “barriga para cima” aconteça com frequência, usar calços sob a cabeceira da cama para erguer a cabeça cerca de 15 cm para amenizar o deslocamento da língua para trás.

6 – Pessoas de mais idade devem consultar fonoaudiólogos e procurar saber sobre como fortalecer a musculatura da garganta e evitar o ronco, pois quando chega uma idade mais avançada, tais músculos tendem a ficar flácidos e não tonificados. Para isso, existem exercícios fonoaudiólogos.

7 – Cirurgias para desobstrução do nariz, desvio de septo e muitas outras são comuns para esse problemas. Informe-se e garanta bons resultados.

8 – Evite medicamentos com benzodiazepínicos, pois eles atuam no sistema nervoso central e podem agravar os roncos e as apneias. Caso seja necessário mesmo tomar tal medicamento, informe ao médico sua situação e pergunte se terá outras opções.

Se você sofre desses problemas, não desanime. Eles têm cura, basta investir nesses tratamentos. Procure por profissionais e evite agravamentos. Depois… Bons sonhos!