Acesso Rápido

Hérnia de disco: como aliviar as dores

As vértebras da coluna são ligadas por discos invertebrados que funcionam como amortecedor, evitando atritos entre as vértebras e diminuindo impactos, já que são constituídos por material fibroso e elástico.

Porém, algumas atitudes rotineiras podem refletir diretamente na coluna vertebral, ocasionando dores desagradáveis. Manter uma postura incorreta, carregar sobrepeso em bolsas e mochilas, dirigir em excesso, estar acima do peso e não praticar atividades físicas tendem a desgastar os discos invertebrados, deslocando-os da posição normal. Como consequência, eles acabam comprimindo as raízes nervosas que vêm da medula, originando assim a hérnia de disco.

hernia de disco como aliviar as dores

Os sintomas

Em alguns casos, não há sintomas evidentes. Em outros, pode ocasionar dores de intensidades diferenciadas. Quando há, o sintoma característico é uma dor localizada na região lombar ou do ombro que percorre para os membros inferiores ou superiores, dando sensação de formigamento e fraqueza muscular.

Possíveis tratamentos

De um modo geral, todos os paciente respondem bem aos tratamentos convencionais, como uso de medicamentos antiinflamatórios e analgésicos, introdução de exercícios físicos, repouso orientado e sessões de fisioterapia.

As intervenções cirúrgicas só são consideradas quando os tratamentos acima não se mostram eficazes, considerando-se também a gravidade dos sintomas apresentados e o nível de comprometimento motor.

Prevenção é a melhor recomendação

Para não sofrer com as dores na coluna, é preciso assumir um compromisso com a própria saúde, mantendo hábitos saudáveis:

  • praticar atividades físicas indicadas pelo médico;
  • fazer alongamento;
  • manter uma postura correta, seja sentado ou em pé;
  • eliminar o cigarro;
  • controlar o peso.

Todas as informações da matéria são referenciais. Qualquer dúvida, procure um especialista. | Fontes: Minha vida | Drauzio Varella.

 

Leia também:
  • 6 Dicas de como combater o estresse

    O estresse pode tornar uma pessoa irritada, impaciente e impossibilitada de se concentrar em tarefas. Pode causar perda de sono e ansiedade. Para os que sofrem diariamente com situações de estresse, existem boas notícias: independente da falta de tem...

  • Previna-se contra o Acidente Vascular Cerebral

    O AVC - Acidente Vascular Cerebral é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo, e, por esse motivo, a população deve estar atenta para os fatores de risco, entre eles a hipertensão arterial, o tabagismo, o Diabetes Mellitus, a dislipide...

  • 28/5 – Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna

    Ao celebrar o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna (28 de maio), já temos motivos para comemorar: de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil conseguiu diminuir, entre 1990 a 2013, sua taxa de mortalidade materna em 43%. ?T...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360