Acesso Rápido

HORA DE BRINCAR: HVS cria espaço lúdico para os pequenos pacientes

Brincar é a linguagem natural da criança, um meio pelo qual ela pode aprender a conviver com as diferenças e compartilhar ideias e objetos. É, portanto, uma atividade fundamental para o desenvolvimento, uma vez que através do ato de brincar a criança expressa seus sentimentos, vontades e conflitos.

Uma internação hospitalar modifica a forma da criança ver e perceber o mundo. Sua rotina é modificada, assim como a dos familiares que a acompanham. Faz-se necessária então, uma atuação que minimize os efeitos da doença e do tratamento que acometem a criança de forma global. Por esses motivos, o brincar não pode ser excluído do ambiente hospitalar, local onde o pequeno paciente associa a dor e sofre em função da doença e do fato de estar hospitalizado. Os momentos de distração e divertimento no contexto hospitalar fazem a criança mergulhar em um universo de possibilidades, recriando e enfrentando situações por ela vivida. Além disso, a brincadeira acaba por ter um caráter curativo, uma vez que possibilita à criança externalizar a experiência que ela está vivendo por meio da expressão da sua ansiedade e do seu estresse.

Pensando nisso, o Hospital Vila da Serra desenvolveu um espaço lúdico especialmente preparado para amenizar as dificuldades encontradas pelas crianças durante a hospitalização e incentivá-las a brincar. Nesse ambiente, elas encontram uma diversidade de brinquedos e atividades tais como pintura, oficina de balões e contadores de estórias.

Através da nova brinquedoteca, o HVS também visa gerar uma interação entre as crianças internadas, o que proporciona o compartilhamento de laços de amizade e solidariedade tanto entre elas como entre os seus familiares. O espaço já está funcionando diariamente das 14h às 17h no 5º andar.

Leia também:
  • Acadêmicos de Medicina: aprendizado em campo

    Atendendo à demanda, o Hospital Vila da Serra realizou uma seleção de acadêmicos de medicina, ao todo foram escolhidos e contratados 35 estagiários para áreas de CTI Adulto e UCO, Ginecologias/Obstetrícia e Pediatria. Ao contrário da residência médi...

  • 08/08 – Dia Nacional de Controle do Colesterol

    O que é colesterol? É uma substância importante que ajuda na formação de parte das células do corpo e também de alguns hormônios. Ajuda a proteger as células nervosas e contribui na produção de vitamina D e da bile. Ele é produzido em nosso organis...

  • Dia Nacional de Combate à Asma: segredos e cuidados

    Hoje 21 de junho é o Dia Nacional de Combate à Asma. Para uma maior curiosidade e entendimento a respeito da Asma, esclarecemos a importância do controle da doença que afeta de 10% a 25% da população brasileira e é responsável por 400 mil internaçõe...

  • Sérgio Roberto de Lima

    tenho plena certeza que ASMA TEM CURA. obs: uma doença não fica em um corpo saudável.

  • Tenho plena certeza que asma tem cura, pôs uma doença não fica em um corpo saudável.

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360