Acesso Rápido

Hospital Vila da Serra e suas Práticas Organizacionais

As Práticas Organizacionais necessários (ROPs) são práticas baseadas em evidências que contribuem para a melhoria da qualidade e segurança dos serviços de saúde. De acordo com o Instituto Qualisa de Gestão (IQG) a “ACCREDITATION CANADA abre caminho às instituições de saúde brasileiras para buscar seu posicionamento em par de igualdade com melhores instituições internacionais e cria oportunidades únicas de troca de benchmarking” . A implementação e monitoramento das ROPs é um dos muitos recursos que a metodologia utiliza na promoção da melhoria contínua da qualidade.

As ROPs são classificadas em seis áreas de segurança do paciente:

  • Cultura de segurança;
  • Comunicações;
  • Uso de Medicações;
  • Ambiente de Trabalho;
  • Controle de Infecção;
  • Avaliação de Riscos.

Anualmente o Accreditation Canada divulga o Required Organizational Practices Handbook visando incentivar e apoiar as organizações prestadoras de serviços de saúde e as equipes interdisciplinares na implementação destas práticas. Esta publicação pode ser acessada no site da CPSI.

O Hospital Vila da Serra enquanto instituição certificada pela Metodologia Canadense já possui 15 destas ROPs efetivamente implantadas e gerenciadas, as demais estão em processo de implantação.

A partir de hoje você poderá conhecer um pouco melhor sobre as ações adotadas pelo Vila da Serra e que objetivam garantir a segurança e a qualidade na assistência de nossos pacientes.

ROPs relacionadas À Cultura de Segurança

As ROPs desta área de segurança do paciente visam a criação de uma cultura de segurança na Organização pelo direcionamento da Política de Segurança do Paciente contemplando o fluxo de notificação, análise e comunicação dos eventos indesejáveis.

 

Texto: Renata Macedo.
Tradução: Karina Kelly de Araújo, Rafael Ferreira, Monique Grapiúna e Bárbara Berdine.
Fontes: Tabelas: Required Organizational Practices. Published by: Accreditation Canada. © Accreditation Canada, 2012.
Disponível em: http://www.accreditation.ca/uploadedFiles/ROP-Handbook-en(1).pdf
1 Hugo P. Lucas, enfermeiro do serviço de pediatria do Hospital Nossa Senhora do Rosário, pós-graduado em Intervenção Socio-organizacional em Saúde com especialização em Políticas de Gestão e Administração de Serviços de Saúde.
2 5 Million Lives Campaign. Getting Started Kit: Prevent Pressure Ulcers How-to Guide. Cambridge, MA: Institute for Healthcare Improvement; 2008. (Available at www.ihi.org)

Leia também:

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2018 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360