Acesso Rápido

Hospital Vila da Serra e suas Práticas Organizacionais

As Práticas Organizacionais necessários (ROPs) são práticas baseadas em evidências que contribuem para a melhoria da qualidade e segurança dos serviços de saúde. De acordo com o Instituto Qualisa de Gestão (IQG) a “ACCREDITATION CANADA abre caminho às instituições de saúde brasileiras para buscar seu posicionamento em par de igualdade com melhores instituições internacionais e cria oportunidades únicas de troca de benchmarking” . A implementação e monitoramento das ROPs é um dos muitos recursos que a metodologia utiliza na promoção da melhoria contínua da qualidade.

As ROPs são classificadas em seis áreas de segurança do paciente:

  • Cultura de segurança;
  • Comunicações;
  • Uso de Medicações;
  • Ambiente de Trabalho;
  • Controle de Infecção;
  • Avaliação de Riscos.

Anualmente o Accreditation Canada divulga o Required Organizational Practices Handbook visando incentivar e apoiar as organizações prestadoras de serviços de saúde e as equipes interdisciplinares na implementação destas práticas. Esta publicação pode ser acessada no site da CPSI.

O Hospital Vila da Serra enquanto instituição certificada pela Metodologia Canadense já possui 15 destas ROPs efetivamente implantadas e gerenciadas, as demais estão em processo de implantação.

A partir de hoje você poderá conhecer um pouco melhor sobre as ações adotadas pelo Vila da Serra e que objetivam garantir a segurança e a qualidade na assistência de nossos pacientes.

ROPs relacionadas À Cultura de Segurança

As ROPs desta área de segurança do paciente visam a criação de uma cultura de segurança na Organização pelo direcionamento da Política de Segurança do Paciente contemplando o fluxo de notificação, análise e comunicação dos eventos indesejáveis.

 

Texto: Renata Macedo.
Tradução: Karina Kelly de Araújo, Rafael Ferreira, Monique Grapiúna e Bárbara Berdine.
Fontes: Tabelas: Required Organizational Practices. Published by: Accreditation Canada. © Accreditation Canada, 2012.
Disponível em: http://www.accreditation.ca/uploadedFiles/ROP-Handbook-en(1).pdf
1 Hugo P. Lucas, enfermeiro do serviço de pediatria do Hospital Nossa Senhora do Rosário, pós-graduado em Intervenção Socio-organizacional em Saúde com especialização em Políticas de Gestão e Administração de Serviços de Saúde.
2 5 Million Lives Campaign. Getting Started Kit: Prevent Pressure Ulcers How-to Guide. Cambridge, MA: Institute for Healthcare Improvement; 2008. (Available at www.ihi.org)

Leia também:
  • Distúrbio do Quadril – Saiba mais sobre algumas doenças

    A articulação do quadril ? formada pela junção da cabeça femural com a bacia ? está sujeita a uma série de distúrbios e, consequentemente, dores no local ao invés de na articulação. As mais comuns são a Osteoartrose, a Osteonecrose, a Síndrome de Imp...

  • Quedas: os perigos moram dentro da própria casa

    O dito popular ?cair de maduro? tem sido uma constante na vida de muitos idosos. Dados da Fhemig revelam que, somente no primeiro semestre deste ano, dos 5.071 atendimentos por queda da própria altura, 890 foram de pessoas acima dos 60 anos. Em Mina...

  • A videolaparoscopia como tratamento das hérnias inguinais

    As hérnias inguinais, localizadas na região da virilha, são pontos de fraqueza na parede abdominal que levam à protusão de estruturas locais. Elas podem ser de origem congênita, notadas logo após o nascimento, ou adquiridas ao longo da vida, o que ...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360