Hospital Vila da Serra implanta tecnologia DataMatrix

Data da publicação: 20/07/2012 Autor: admin

Foto: Pollux

“HVS implanta processo e tecnologia que permitem monitorar medicamento desde o recebimento até a administração no paciente”

Estudos recentes demonstram que 35% à 50% dos custos em uma organização privada de saúde estão ligadas à gestão de estoques, incluindo custos diretos (gastos com compras, estoques, armazenagem, faltas, perdas por vencimento) e custos indiretos.

Outro dado relevante é que há um desperdício de 30% quando se fala em materiais hospitalares, devido à má gestão em logística. Além disso, estudos apontam que erros de medicação causam pelo menos uma morte a cada dia e provocam danos em aproximadamente 1.3 milhões de pessoas anualmente. Esses dados demonstram o quanto é importante a conscientização de todos os envolvidos no processo de logística hospitalar e a necessidade de se criar mecanismos que minimizem os erros e tragam mais segurança.

É com esse objetivo que o Hospital Vila da Serra através de sua logística está implantando a sistemática de rastreabilidade através da tecnologia DataMatrix. Não somente visando atender a Resolução RDC 59/09, mas também visando a busca contínua do aprimoramento dos seus processos em prol de atingir nível de excelência no atendimento com segurança e qualidade.

O DataMatrix é um sistema de rastreabilidade específico para o setor hospitalar e substitui o código de barras através de um novo código, específico, fixado individualmente em cada produto e/ou medicamento e que controla todo o histórico, toda cadeia de logística: do fabricante, distribuidor, comprador, prescrição, dispensação, logística interna/transporte até ao paciente.

Através de um leitor, o código será rastreado e com isso é possível saber informações precisas sobre o produto e o processo, já que todo o histórico do material fica registrado. O maior beneficio da adoção deste sistema é a utilização segura e racional de medicamentos, uma vez que se tem mecanismos para assegurar que tanto a instituição quanto o paciente tenham acesso a medicamentos de inquestionável procedência, qualidade, eficácia e segurança, sendo que a rastreabilidade será o meio que garantirá este histórico.

Receba Conteúdo exclusivo do Hospital Vila da Serra em seu e-mail.