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Hospital Vila da Serra na busca contínua da excelência

Neste editorial gostaria de falar um pouco sobre o que é feito no Hospital Vila da Serra e sobre como as nossas atividades são percebidas e avaliadas. Desde já, é preciso lembrar que a instituição visa atender as demandas geradas pela sociedade moderna nos campos da Pediatria e da Obstetrícia e, por extensão à família, suprindo as necessidades da comunidade ao que compete as demais especialidades. Aqui, encontra-se disponível o conhecimento de profissionais das diversas categorias integrantes das equipes multidisciplinares de saúde: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos, fonoaudiólogos, nutricionistas, entre outros.

O perfil do HVS é direcionado à média e alta complexidade, ou seja, grande parte dos pacientes atendidos aqui são aqueles classificados como críticos, ou seja  portadores de riscos bem maiores do que os pacientes normais e, exatamente por isso, são direcionados para o Vila da Serra. Contamos com 30 leitos de UTI Neonatal, onde são atendidos os pacientes prematuros e com má formações congênitas, inclusive cardíacas (que necessitam correção cirúrgica) e 12 leitos de UTI pediátrica, onde são atendidos os casos clínicos complicados e os pós-operatórios de cirurgias pediátrica, cardíaca, urológica, neurológica, etc.

O hospital possui um corpo clínico de altíssima qualificação e unidades com equipamentos tecnologicamente avançados. Atualmente, trabalhamos um programa de ampliação tecnológica e já estão previstas as aquisições de um novo tomógrafo de baixa radiação e de uma ressonância magnética digital.

Inúmeras ações atestam o compromisso da instituição com a segurança do paciente. Já passamos por diversas metodologias de qualificação, como a certificação ONA 3, a Acreditação Internacional Canadense e o Prêmio Mineiro da Qualidade, e já implantamos diversos procedimentos consagrados nos países de economia desenvolvida, chamados de “melhores práticas”, capazes de aumentar o nível de segurança do paciente. Somos periodicamente auditados por especialistas em segurança, que nos permite aferir nosso nível de conformidade com aqueles exigidos das organizações de saúde de nível mundial.

Aqui, também é possível fazer o acompanhamento da gestação de alto risco e oferecemos uma intensa atividade de pronto-atendimento à criança, à mulher e ao adulto, cirurgias programadas e de urgência, urologia pediátrica e do adulto, neurocirurgias, cirurgias ortopédicas, cirurgia cardíaca nos recém-nascidos e crianças, cirurgia bariátrica, etc. Além disso, contamos com um avançado centro de medicina intensiva dividida em UTI adulto e UTI Cardiovascular.

Todas essas atividades são permeadas por risco. Isso é inerente à nossa atividade hospitalar, uma vez que esses processos envolvem o ser humano, ou seja, há diferenças entre as características individuais e genéticas dos indivíduos, e pelo fato de que tratamos de pacientes com patologias de gravidade ou em condições clínicas que aumentam esses riscos (uso de medicamentos e seus possíveis efeitos colaterais, por exemplo). Apesar disso, posso afirmar que os nossos resultados no campo da neonatologia e da cirurgia cardíaca pediátrica, nos procedimentos endovasculares, na cirurgia pediátrica e em diversos outros campos estão no mesmo patamar dos bons hospitais americanos e europeus. Nossos níveis de infecção hospitalar vão de encontro aos mais altos padrões de exigência.

Sabemos que muitas vezes os clientes não conseguem perceber os processos de segurança subjacentes ao tratamento que se está sendo ministrado. Eles percebem apenas o superficial: o tempo de espera do atendimento, a aparência disso ou daquilo, a temperatura do café, entre outros. Para atender as queixas e tentar solucionar esses e outros incômodos, nosso serviço de ouvidoria possui urnas espalhadas pelo hospital. Além disso, realizamos avaliações externas para medir o grau de satisfação dos nossos clientes.

Atualmente, as pesquisas mostram que mais de 96% dos pacientes internados no HVS estão satisfeitos com o atendimento oferecido. Esporadicamente, aparecem queixas consistentes dentre os 4% restantes, geralmente relacionadas ao “não essencial”, como citado acima, mas que não deixa de ser um incomodo ao cliente. Sabemos que o nosso dever é estar sempre melhorando e essa porcentagem também é levada em consideração.

Portanto, agradecemos não só aqueles que nos elogiam e estão satisfeitos com o hospital (cerca de 96% dos entrevistados), como também aqueles 4% que nos apontam ações importantes a serem feitas após o direcionamento dos recursos para a melhoria da qualidade e da segurança do paciente. As atividades do Hospital Vila da Serra estão voltadas para dar respostas às reais necessidades de nossos clientes e comprometida com resultados fortemente positivos. Devemos e estamos também empenhados em nos esforçar para atender aquilo que os olhos conseguem enxergar e buscar melhorias capazes de serem adicionadas.

Autor: Dr. Wagner Neder Issa, diretor presidente do Hospital Vila da Serra

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