Acesso Rápido

HVS inaugura serviço de medicina nuclear

Manter a confiança, a competência e o respeito adquiridos por médicos e pacientes. Esse é um dos objetivos do Hospital Vila da Serra, que acaba de apresentar um novo conceito em medicina nuclear.

O serviço está localizado no 1º andar do hospital e busca detectar alterações quando ainda não há mudanças significativas na anatomia dos órgãos e até mesmo antes dos sintomas aparecerem. A avaliação confere elevada sensibilidade diagnóstica e promove melhores chances de tratamento efetivo ao paciente.

Atualmente, os exames disponíveis abrangem diversas especialidades médicas, incluindo a cardiologia, a neurologia e a endocrinologia. O serviço possibilita a avaliação de doenças nos ossos, rins, fígado e pulmões, além do diagnóstico de tumores nos principais órgãos do corpo. É possível ainda administrar doses terapêuticas, em regime ambulatório, para o tratamento de doenças da tireóide como hipertireoidismo, D. Plummer e CA tireóide.

Saiba mais sobre a medicina nuclear

A medicina nuclear é uma especialidade médica que objetiva conhecer o comportamento metabólico e como está a função do órgão em estudo. Ela utiliza métodos seguros, praticamente indolores, não invasivos e de relativo baixo custo para fornecer informações que outros exames diagnósticos não conseguiriam gerar.

Os exames de medicina nuclear, chamados Cintilografias, permitem a avaliação dos órgãos em seus aspectos funcionais. Eles consistem na aplicação de radiofármaco ou traçador radioativo, que é levado ao órgão de interesse através de suas propriedades fisioquímicas. As imagens funcionais de medicina nuclear têm importantes aplicações em diversas patologias que, associadas às imagens anatômicas (Raios–X, Ultrassom, Tomografia, Ressonância e Hemodinâmica), contribuem para maior rapidez, precisão e segurança diagnóstica. Consequentemente, há otimização e adequação das condutas terapêuticas. Outra vantagem é poder realizar, de uma só vez, exames de corpo inteiro, como a cintilografia óssea e as pesquisas de metástases.

Leia também:
  • Prevenção de acidentes – Criança segura em todas as idades

    Quando o assunto é transporte de pequenas vidas, cuidado e prevenção devem andar juntos. No Brasil, os acidentes ou as lesões não-intencionais representam a principal causa de morte de crianças entre 01 a 14 anos. Segundo dados do Ministério da Saúde...

  • HVS promove a cultura da segurança do paciente

    Desde os primórdios da medicina, a segurança do cuidado ao paciente tem sido motivo de preocupação. Segundo o Instituto Qualisa de Gestão (IQG), o princípio de ?não-maleficência? já era familiar ao próprio Hipócrates, a quem foi atribuído o célebre...

  • Entrevista com o Dr Estevão Urbano

    Confira na íntegra a entrevista com o Dr Estevão Urbano, infectologista e coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Vila da Serra, falando sobre a gripe e a campanha de vacinação que se iniciou em Abril. https://www.yo...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360