Acesso Rápido

HVS no Programa Brasileiro de Segurança do Paciente

Frequentemente casos de erros assistenciais, levando a morte ou a lesão grave e permanente de pacientes, ocupam as manchetes de nossos jornais, mas estes casos representam somente a ponta do iceberg. Embora avanços significativos têm sido  registrados na última década, a segurança do paciente continua sendo desafio significativo para Instituições de Saúde, não só pela persistência dos problemas associados à falta de qualidade, como também pela multiplicidade de conceitos e enfoques para melhorá-la. Para reverter à situação é necessário promover uma mudança cultural profunda no modelo assistencial, de tal forma que a segurança do paciente seja realmente uma prioridade estratégica em nosso sistema de saúde. Para atingir este objetivo é necessário sensibilizar todos os profissionais envolvidos na assistência hospitalar, promovendo a cultura da segurança do paciente, implantar sistematicamente intervenções efetivas para evitar eventos adversos e unificar a metodologia de aferição e avaliação dos eventos adversos, estabelecendo uma linguagem única em nível nacional. Surge então o  Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP) como uma resposta a estas necessidades com um grande número de hospitais participantes e uma ampla rede de parcerias estratégicas.

O PBSP foi lançado durante o IV Fórum Internacional de Qualidade em Saúde que teve lugar em São Paulo, em abril de 2011. O Programa é promovido pelo IQG / Accreditation Canada em parceria com o IHI (Institute for Healthcare Improvement).

Uma característica própria do Programa é sua estrutura piramidal, que prevê a inclusão inicial de 12 “hospitais âncoras”, que, depois de um período de alinhamento e homologação, se transformarão em multiplicadores das boas práticas em relação aos bundles implantados para outros 60 hospitais, com os quais formarão verdadeiras micro-networks (um multiplicador para cada cinco multiplicados).

Campanhas similares em outros países como EUA e Canadá foram bem-sucedida e demonstrou que crescer juntos significa crescer mais rápido e melhor. Crescer mais rápido e melhor significa salvar um número cada vez maior de vidas. Por isso o network deve ser visto como uma questão de ética e de responsabilidade social das Instituições de Saúde. A lógica da competição sendo substituída pela lógica da cooperação. O compartilhamento das dificuldades e das soluções de sucesso, o benchmarking, é a chave da inovação e da difusão das boas práticas. A participação do maior número possível de instituições permitirá a comparação de standards e a adoção de metas e prazos comuns, promovendo consistentemente o processo de melhoria e estimulando o sentimento de missão comum: o compromisso com a segurança do paciente.

O Hospital Vila da Serra é o único em Minas Gerais que faz parte desse grupo de Âncoras. Por sua vez, ao longo do tempo, aqueles hospitais inicialmente “multiplicados” que atingirem patamares de excelência poderão ser elevados a “multiplicadores” pela Câmara Técnica do Programa, estabelecendo um circulo virtuoso que permitirá a inclusão de cada vez mais hospitais no PBSP.

A meta global da primeira fase do Programa é salvar 50 mil vidas e evitar 150 mil danos em um ano. Para tal, foram implantados 2 conjuntos de intervenções, conhecidos como ‘’Bundles”, e comprovadamente eficazes na redução dos eventos adversos, alvo do programa. Os bundles implantados são os: de Prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica e o bundle de Prevenção de Infecção de Corrente Sanguínea relacionada a Cateter Central.

Para mais informações acesse o site do programa através do endereço: www.segurancadopaciente.com

Leia também:
  • Hospital Vila da Serra comemora Dia Mundial da Higienização das Mãos

    No dia 05 de Maio foi comemorado o Dia Mundial da Higienização das Mãos. Em comemoração a data e também para chamar atenção sobre a importância dessa iniciativa, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HVS realizou de 02 a 05 de maio, uma se...

  • Fatores de Risco para o AVC

    Fatores de risco são àqueles que contribuem para a ocorrência de uma determinada doença ou complicação de saúde. No caso do AVC, são diversas as condições que podem aumentar a probabilidade de o paciente ser acometido por este acidente. Alguns fatore...

  • Dúvida do leitor: Tuberculose

    Em nosso artigo "Entendendo a Tuberculose" um de nossos leitores fez o seguinte questionamento, "A vacina dada para as crianças faz com que elas fiquem imunes ou ainda assim é possível pegar Tuberculose?" A Dra. Paula Távora da diretoria médica da ...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360