Acesso Rápido

HVS promove a cultura da segurança do paciente

Desde os primórdios da medicina, a segurança do cuidado ao paciente tem sido motivo de preocupação. Segundo o Instituto Qualisa de Gestão (IQG), o princípio de “não-maleficência” já era familiar ao próprio Hipócrates, a quem foi atribuído o célebre aforisma: “Primum non nocere” (Em primeiro lugar, não prejudicar o paciente). Entretanto, somente nas últimas décadas o tema tem sido amplamente discutido.

Atualmente, o Institute of Medicine admite que cerca de 44 mil a 98 mil americanos morrem a cada ano em função de eventos relacionados à assistência à saúde, dado que é comparado por  Robert Wachter, expert em segurança do paciente, à queda de um jumbo por dia nos Estados Unidos.

Diante desses fatos, o Institute Healthcare Improviment (IHI) foi criado em 1991 e, desde então, tem sido responsável por notórias campanhas internacionais de segurança do paciente. No Brasil, o instituto é um dos apoiadores do o Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP), lançado no último ano em parceria com o IQG. “O Hospital Vila da Serra é um dos 12 hospitais líderes dessa campanha, que está em sua segunda etapa e conta com 48 hospitais interligados em rede integrada”, conta Renata Macedo,gerente do Escritório da Qualidade.

Para o autor de obras sobre Segurança no Trabalho, J. Human Reason, a premissa básica na abordagem do sistema é que os seres humanos são falíveis e os erros são esperados, mesmo nas melhores organizações. De acordo com ele, contramedidas são baseadas no pressuposto de que, embora não seja possível mudar a condição humana, é possível mudar as condições em que os seres humanos funcionam.

Nesse sentido, o Hospital Vila da Serra vem investindo fortemente na gestão de riscos clínicos e não clínicos. Adotam-se como ferramentas de notificação a eventos indesejáveis e situações perigosas, urnas estrategicamente espalhadas pelo hospital.  Todas as outras formas de notificação, como e-mail, telefone e abordagem direta também são admitidas.  A ideia é conhecer e intervir nas fragilidades de processo que possam afetar direta ou indiretamente na segurança dos pacientes.

Todos os eventos notificados são avaliados primeiramente pelo setor responsável e depois por uma equipe multidisciplinar liderada pelo diretor clínico do Grupo de Gerenciamento de Riscos. “O recebimento de um evento para análise deve ser encarado não como atribuição de culpa, mas  como uma oportunidade de avaliar os fatores que contribuíram para sua ocorrência”, ressalta Renata.

A premissa é a de que uma organização prestadora de serviços de saúde constitui-se em um conjunto de seguranças assistenciais e administrativas que se fortalecem mutuamente, com o propósito de transmitir uma imagem de confiabilidade para os clientes/pacientes, profissionais de saúde e o público em geral.

Ainda há um longo caminho a ser percorrido na Gestão de Riscos em Saúde, mas o Hospital Vila da Serra pretende se posicionar entre os desbravadores, contando com a compreensão e a participação de todos os agentes envolvidos.

Autor do artigo: Renata Macedo gerente do Escritório da Qualidade do HVS.

Leia também:
  • Acontece no Hospital Vila da Serra a III Jornada Acadêmica

    HVS realiza as formaturas da sua 1ª turma de Residentes Médicos MEC e da sua 3ª turma de Especializando No dia 25 de fevereiro, foi realizada no Hospital Vila da Serra a III Jornada Acadêmica de encerramento das atividades dos cursos de especializ...

  • Você já se programou para o carnaval?

    O carnaval de Belo Horizonte, vem, nos últimos anos se consagrando como um dos melhores carnavais de rua do Brasil. A folia sai as ruas da cidade atraindo milhares de moradores e turistas, que veem a BH apenas para a festa.  De acordo com a prefei...

  • Hospital Vila da Serra participa de corrida na Praça JK

    No dia 28 de agosto o Hospital Vila da Serra deu apoio no atendimento de primeiros socorros na 1ª Corrida e Caminhada Sicepot, que aconteceu no Parque JK com a presença de 500 participantes.  Além de participar de um super evento, praticar esporte e...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2018 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360