Gestão de Qualidade - Hospital Vila da Serra - Gestão de Qualidade

Gestão de Qualidade

O Hospital Vila da Serra, desde sua fundação, tem como objetivo a busca pela excelência em seus serviços. Nesse sentido, desenvolve uma política de gestão de qualidade para oferecer o melhor atendimento aos seus clientes.

Para isso criou, em 2005, o Escritório de Qualidade, que tem como objetivos:

  • Aumentar probabilidades de bons resultados.
  • Envolver todos os colaboradores no processo.
  • Controlar documentos e registros.
  • Avaliar todos os recursos institucionais, periodicamente, garantindo a qualidade dos serviços prestados por padrões pré-estabelecidos (capacitação) e satisfação dos clientes.
  • Oferecer segurança e satisfação para os clientes e profissionais.
  • Melhorar relação custo x benefício.
  • Trabalhar não-conformidades, no intuito de melhorias contínuas.
  • Oferecer serviço de excelência demonstrado e reconhecido.

O compromisso e o cuidado do Hospital Vila da Serra com seus clientes foram reconhecidos em 2007, ocasião em que o Hospital recebeu o certificado de Acreditado Pleno Nível 2 pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. A busca pela excelência e pela evolução contínua na gestão fizeram com que as competências fossem aperfeiçoadas e, em 2008, a Instituição foi aceita no processo de Acreditação Internacional através da CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation) e obteve a Faixa Bronze do Prêmio Mineiro da Qualidade, tornando-se o hospital mais jovem a receber tal prêmio.

O envolvimento de toda a Instituição e o comprometimento com a qualidade possibilitaram que, em 2009, o Hospital conquistasse o Prêmio Mineiro da Qualidade na Faixa Prata, e em 2010 a Faixa Ouro. Além de ser agraciado com o certificado Acreditado com Excelência Nível 3, concedido pela Organização Nacional de Acreditação.

Já em 2011, após três anos de trabalho com foco nas melhorias constantes, o Hospital Vila da Serra foi agraciado pela Acreditação Internacional Canadense concedida pela CCHSA.

Em 2013, com visitas de manutenção do CCHSA, o Hospital Vila da Serra passou a se preparar para a metodologia Qmentum, que significa “momento de qualidade” e é uma atualização da metodologia do CCHSA. Em agosto de 2015, o resultado foi homologado pelo Accreditation Canada Internacional, e o Hospital Vila da Serra agora é, oficialmente, acreditado pelo programa internacional de acreditação, com o selo Qmentum Internacional – Diamante. Isso comprova o comprometimento do Vila da Serra com a melhoria contínua da qualidade de sua gestão e assistência médica.

Tal certificado corresponde ao grau máximo de excelência e representa a eficiência e o desenvolvimento dos serviços prestados pela Instituição. É o Hospital Vila da Serra trabalhando em prol do atendimento humanizado e de excelência.