Acesso Rápido

UTI Neonatal

Hospital Maternidade Vila da Serra

O Hospital Vila da Serra é referência no atendimento à gestante, à mãe e à família. Para isto, dispõe de uma infraestrutura com alta tecnologia e profissionais especializados e devidamente capacitados, especialmente no atendimento à gravidez de alto risco. Este diferencial garante maior tranquilidade e segurança aos pais que procuram o HVS.

Nossa UTI Neonatal está equipada com aparelhos de última geração que nos permitem avaliar o padrão respiratório e hemodinâmico do recém-nato, através de intervenções invasivas e/ou não-invasivas.

Este serviço é de suma importância, uma vez que é voltado para o tratamento de prematuros e de bebês que apresentam algum tipo de problema ao nascer. Nem sempre eles estão doentes. Algumas vezes estão apenas crescendo e se tornando aptos para respirar, sugar e deglutir.

Este fato necessita de um amadurecimento, que só acontece por volta das 34-35 semanas de idade gestacional. Infelizmente, os bebês são vulneráveis, mas ao receber alta eles já são capazes de realizar todas estas funções, na maioria das vezes.

Este trabalho é desenvolvido por uma equipe de profissionais formada, entre eles, por médicos intensivistas neonatais.

Nossa UTI Neonatal tem 41 leitos, sendo 30 neonatais e 11 pediátricos. O horário de visita é ampliado e os pais podem ficar por 12 horas dentro da unidade – de 11h às 23h.

Quais bebês precisam de UTI?

O tratamento intensivo é, na maioria das vezes, indicado para bebês prematuros – nascidos antes de nove meses de gestação – ou de baixo peso, com menos de 2,5 kg. Entretanto, qualquer recém-nascido pode precisar da UTI Neonatal. Grande parte dos casos é de bebês com dificuldades respiratórias. Problemas cardíacos, icterícia ou cirurgias também podem exigir cuidados intensivos.

Quanto tempo o bebê precisa ficar na UTI?

O momento tão esperado da alta e a alegria de, finalmente, poder levar o filho para casa é único. Mas isso depende de algumas condições fundamentais para o bebê. As principais são: ter um peso em torno de 2kg a 2,2kg, idade gestacional maior que 34 semanas, conseguir sugar toda a dieta, não estar dependente de oxigênio, estar respirando sem dificuldade e estar há uma semana sem apneias, entre outras.

A participação da mamãe é muito importante para o bebê!

Nessa fase tão delicada, o bebê precisa de todo o carinho. A presença dos pais na UTI Neonatal é fundamental. Cada vez que visitam o seu filho, ao conversar com ele ou trocar a sua roupinha, estão contribuindo para que ele se recupere mais rápido.

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360