Acesso Rápido

Mitos e verdades sobre a saúde do coração

Saiba como identificar os fatores de risco e se prevenir, levando uma vida mais saudável e tranquila
Existem diversos fatores de risco que aumentam a predisposição às doenças coronárias, dentre eles a idade avançada, colesterol, hipertensão arterial, tabagismo, diabetes mellitus, níveis baixos de HDL-colesterol, menopausa, obesidade e história familiar de aterosclerose.

Cerca de 15 milhões de mortes por ano estão relacionadas a doenças cardiovasculares, o que corresponde a 30% do total mundial de óbitos. Por isso, é necessário que esclarecer o que é mito e realidade em relação à prevenção de doenças cardiovasculares.

Conheça os principais mitos:

Doença cardiovascular mata mais homens que mulheres: Em geral, as doenças coronarianas são líderes em mortalidade tanto em homens quanto em mulheres. Porém, as mulheres são afetadas mais tardiamente e morrem com idade mais avançada do que os homens.

Doenças cardíacas são problemas apenas dos idosos: Evidente que sua incidência aumenta com o progredir da idade, mas uma série de países industrializados contabiliza um terço dos infartos em pessoas com menos de 65 anos de idade.

Somente obesos têm problemas no coração: A obesidade é apenas um dos fatores que fazem acelerar o processo de aterosclerose coronária, podendo aumentar a chance do indivíduo desenvolver hipertensão arterial, diabetes e doença cardíaca, mas as pessoas magras também podem ser afetadas, principalmente se tiverem fatores de risco.

Atletas ou praticantes de atividades físicas regularmente estão livres de doenças cardíacas:Não devemos considerar como regra, porém é verdade que reduz a probabilidade de aterosclerose. A possibilidade de desenvolver doença coronária e infarto é menor nas pessoas que levam uma vida saudável, com atividade física e alimentação balanceada. Mas isso não impede que possam ter problemas cardíacos caso tenham aterosclerose acelerada precocemente, principalmente se a causa for de origem genética ou decorrente do diabetes.

Sedentários não obesos estão livres de doenças do coração: Uma pessoa pode ser sedentária e magra, mas com alterações dos níveis lipídicos, o que não a deixa isenta de doenças do cardíacas. Portanto, além do conhecimento dos fatores de risco, de um hábito de vida saudável, o acompanhamento médico regular é essencial na prevenção de doenças cardiovasculares.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia

Leia também:
  • E Você? O que você faz, quando ninguém te vê fazendo?

    Existem evidências, há aproximadamente 160 anos, de que a higienização das mãos reduz a incidência de infecções adquiridas em organizações de saúde.Em meados do século XIX, Dr. Semmelweiss obrigando os alunos de medicina a seguirem um rigoroso proced...

  • Uma tarde de muitas brincadeiras e surpresas

    Hoje em comemoração ao Natal o Grupo de Responsabilidade do HVS realizará uma tarde de muitas brincadeiras e surpresas com as crianças carentes do Lar Pró Reis em Nova Lima. O Lar PROREIS - Projeto de Reintegração Social é um exemplo de cooperação e...

  • Câncer de Próstata, o que mais mata homens, agora tem um novo tratamento com o uso de robôs

    São mais de 60 mil novos casos, todos os anos, somente no Brasil. Somente 1/3 procura tratamento na fase inicial, quando os efeitos colaterais são menores. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata é o tipo que mais acomet...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360