Cirurgia robótica - Hospital Vila da Serra oferece a técnica há dois anos - Notícias - Hospital Vila da Serra

Cirurgia robótica – Hospital Vila da Serra oferece a técnica há dois anos

Data da publicação: 25/10/2018

Pioneiro em Minas Gerais, o projeto Da Vinci – Cirurgia Robótica, fruto da parceria entre o Hospital Vila da Serra e a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) completa dois anos de atividades com mais de 200 procedimentos realizados. A equipe conta com renomados cirurgiões capacitados para oferecer essa técnica em Belo Horizonte nas especialidades de cirurgia geral, ginecológica, oncológica, torácica e urológica.

O diretor técnico do projeto e médico urologista, Dr. José Eduardo Távora, comenta que o projeto Da Vinci, é um case de sucesso para a medicina mineira, já que é mantido com controle de custos, excelência no treinamento e capacitação dos profissionais e, ainda, resultados positivos para a sociedade, com um atendimento médico de alta tecnologia.

“Nosso próximo desafio é incluir a cirurgia robótica na lista de procedimentos cobertos pelos planos de saúde”, enfatiza. Os responsáveis pelo projeto também pretendem captar novos parceiros no Estado, para a ampliação da oferta da técnica.

Vantagens

“A cirurgia robótica traz benefícios expressivos para o paciente, já que o procedimento é minimamente invasivo, praticamente indolor, com menor sangramento que no método tradicional e com menos efeitos colaterais”, ressalta o médico. Com isso, o tempo de internação é menor e a recuperação do paciente é mais rápida, se comparada com o método tradicional.

Segundo o Dr. José Eduardo Távora, a mão robótica também facilita a manipulação dos tecidos do paciente, já que o equipamento gira em 360 graus, enquanto o alcance do punho humano não ultrapassa 180 graus. O equipamento permite que o médico tenha visão tridimensional e ampliada em 12 vezes da área do corpo, com ganho de precisão e detalhe anatômico, principalmente em áreas de difícil acesso e, consequentemente, redução dos traumas decorrentes, como sangramentos.