Acesso Rápido

Clínica de Reprodução Assistida do HVS comemora um ano de atividades

No mês em que comemora um ano de atividades a Clínica de Reprodução Assistida do Hospital Vila da Serra, Clínica Vilara traz para Minas Gerais o Diagnóstico Genético Pré-Implantacional (também conhecido no Brasil como PGD ou DPI)com a utilização do CGH-Array. Esta técnica é considerada um grande passo das técnicas de Reprodução Assistida e a “idéia deste tratamento é retirar uma ou mais células, seja dos pré-embriões (zigotos), dos embriões ou blastocistos para, então, realizar algum tipo de estudo genético com o objetivo de se identificar alguma doença gênica específica ou aberrações cromossômicas não compatíveis com a vida. Após esta identificação, apenas os embriões normais são transferidos para o útero da paciente”, explica Dr Sandro Sabino diretor do laboratório da Clínica VILARA. Dr Sandro afirma ainda que a realização deste procedimento pode impedir que o casal venha a ter um filho com determinada doença, o sucesso desta técnica chega a 98%.

Nesta técnica chamada CGH Array (hibridização genômica comparada)os 23 pares de cromossomos podem ser analisados em uma única célula embrionária biopsiada, ao contrário da técnica anterior. Trata-se de uma grande evolução, já que, pela primeira vez, todos os pares cromossômicos são estudados, desta forma, mais uma vez a expectativa no meio científico com relação aos resultados é muito grande, comenta Dr Sabino. Tal como na época em que o PGD-FISH começou a ser utilizado, espera-se um aumento das taxas de gravidez com uma redução quase a zero dos abortamentos, já que um dos principais fatores envolvidos está sendo avaliado, as aneuploidias. Os primeiros resultados são muito animadores. A casuística ainda é pequena, mas a taxa de gravidez observada, até o presente momento, tem sido elevada com uma taxa de abortamento baixíssima.

A técnica de CGH não é totalmente nova, no início dos anos 90 ela começou a ser utilizada, porém, os resultados demoravam alguns dias para serem obtidos (cerca de 72 horas) o que limitava o seu uso apenas para casos de biópsias em zigotos (pré-embriões com um dia pós fertilização) pois os embriões devem ser transferidos no máximo até o sexto dia de cultivo. Para o emprego desta técnica nos demais estágios se fazia obrigatório o congelamento dos embriões para uma programação futura da transferência embrionária. Com o CGH Array o resultado é obtido com cerca de 24 horas após a biópsia embrionária o que permite a transferência dos embriões normais no mesmo ciclo. %u201CComo toda técnica nova o CGH Array necessita de uma casuística maior para evidenciar o quanto ele nos será útil como ferramenta para aumentar as taxas de gravidez e reduzir as perdas fetais precoces%u201D comenta Dr. Sandro. Os resultados iniciais são muito promissores. Tudo indica que este desenvolvimento das técnicas de Diagnóstico Pré-Implantacional será a revolução desta nova década que se inicia.

Leia também:
  • Curso de Educação Médica Continuada da Clínica Vilara

    Dando seguimento ao nosso Curso de Educação Médica Continuada, o Dr. Marco Antônio Rodrigues F. Matias, especialista em mastologia e Membro do Serviço de Mastologia do Hospital Vila da Serra, falou sobre o quadro geral do câncer de mama no Brasil e n...

  • Dia das mães mais que especial.

    No último dia 10 as mamães que estavam no Hospital Vila da Serra receberam uma homenagem especial pelo seu dia, os Mensageiros Encantados visitaram os apartamentos do 4º e 5º andar realizando uma apresentação especial com direito a serenatas, declama...

  • Diretoria do maior hospital privado de Angola visita o Hospital Vila da Serra

    A equipe diretiva da Clínica Girassol, o maior hospital privado de Angola, esteve no Hospital Vila da Serra nos dias 17 e 18 de junho. O diretor Dr. Antonio Filipe Jr. e as Doutoras Luisa Palma e Andressa Silva puderam conhecer um pouco mais sobre os...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360