Clínica VILARA formaliza nova parceria internacional - Notícias - Hospital Vila da Serra

Clínica VILARA formaliza nova parceria internacional

Data da publicação: 10/05/2011

 

A Clínica VILARA acaba de firmar mais uma parceria internacional, agora, com a Innovative Cryo Enterprises L.L.C. (I.C.E.). Este novo projeto visa o desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas ao cultivo embrionário e ao congelamento de gametas e embriões. A Clínica VILARA será a única representante da I.C.E. em todo o Brasil, sendo responsável pela divulgação e implementação dessas novas técnicas por todo o país. Esta parceria permitirá que as demais clínicas especializadas em reprodução assistida no país tenham acesso a estas novas tecnologias, ficando a Clínica VILARA responsável por prestar consultorias técnicas e treinamentos dos profissionais.


Todo este empreendimento faz parte do plano de ação dos profissionais da Clínica VILARA que tem como objetivo trazer para o Brasil o que existe de mais avançado nas técnicas de reprodução assistida além de manter Minas Gerais na ponta da produção científica do país.


Algumas destas técnicas já estão acessíveis a todos os profissionais e clínicas que queiram fazer parte deste projeto. Como exemplo, podemos citar a vitrificação de embriões humanos. Anteriormente o congelamento de embriões utilizava técnicas de congelamento progressivo e muito lento, o processo chegava a durar cerca de duas horas e meia apresentando uma sobrevida de cerca de 60% e taxas de gravidez reduzidas pela metade do esperado com a transferência de embriões a fresco (sem congelamento). A técnica de vitrificação é mais barata, rápida e apresenta taxas de sobrevida superiores a 80% e taxas de gestação semelhantes à em fresco. Esta nova tecnologia a ser divulgada no Brasil pela I.C.E. e pela Clínica VILARA apresenta uma série de inovações no processo de congelamento, uma delas é a simplificação do método, pois, a vitrificação é de difícil realização e exige um treinamento muito específico dos embriólogos. Outras vantagens são com relação aos custos, que foram substancialmente reduzidos e as taxas de sobrevida que são superiores a 90% mantendo as taxas de gestações, também iguais as em fresco.


Também está incluído neste projeto o congelamento de óvulos possibilitando a preservação da fertilidade das mulheres, uma conquista muito importante já que permitirá um aumento da idade reprodutiva das mulheres. Mulheres que se submeterão a tratamentos oncológicos e a cirurgias mutiladoras, muito comuns em quadros de endometriose grave, poderão retirar seus óvulos e congelá-los antes destes procedimentos. Tendo em vista que os cânceres são diagnosticados cada vez mais precocemente e as taxas de sobrevida são cada vez maiores, é fácil entendermos a importância deste tema.


Novos conhecimentos e tecnologias em cultivo e diagnósticos embrionários também estão contemplados nesta parceria, o objetivo é obter maiores taxas de gestação com um menor número de embriões transferidos.