Copa Qmentum: é o Hospital Vila da Serra em busca da recertificação internacional - Notícias - Hospital Vila da Serra

Copa Qmentum: é o Hospital Vila da Serra em busca da recertificação internacional

Data da publicação: 23/04/2018

Alcançar a excelência em segurança para o paciente e a qualidade na assistência médica oferecida, são os principais objetivos das instituições de saúde.  E foram exatamente estes os critérios que concederam ao Hospital Vila da Serra, em julho de 2015, o certificado Qmentum InternationalTM, nível Diamante, pela Accreditation Canada International (ACI). 

O título foi o resultado do esforço e do trabalho de toda a equipe, iniciado em 2013, pela saúde e segurança do paciente. O Hospital Vila da Serra foi o primeiro Hospital e Maternidade de Minas Gerais a atingir esse nível de certificação de qualidade pela ACI. 

Em 2018, o HVS passará pelo processo para Recertificação do Programa de Acreditação Internacional (QMentum). A metodologia de excelência QMentum International™ orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde.  Este programa utiliza critérios internacionais de validação mundial. Visando envolver e treinar as equipes sobre a metodologia, o Escritório da Qualidade está promovendo internamente uma Gincana entre os setores denominada COPA QMENTUM 

Os setores foram divididos em 5 times que representam os países que disputarão a Copa do Mundo de Futebol. Assim, escolhemos a Alemanha, Argentina, Espanha, França e Portugal como temas das equipes.  

Desta forma, o Hospital Vila da Serra, através do Escritório de Qualidade, trabalha o fortalecimento de seus processos e profissionais, onde criamos ocasiões para o envolvimento de toda a equipe multidisciplinar. A disseminação das diretrizes ocorre através de atividades de sensibilização como qüiz, oficinas, teatros, atividades interativas dentro e fora dos setores, entre outras. 

Iniciamos em março com o treinamento sobre Gerenciamento de Riscos e Notificação de Eventos Adversos. E neste mês, estamos reforçando os conceitos e objetivos das Práticas Organizacionais Obrigatórias (ROP) da metodologia Canadense.   

Confira todas fotos da campanha e acompanhe o esforço e dedicação das equipes, em nossas redes sociais.