Dr. Marco Melo aborda o tema "Obesidade e seus impactos sobre a fertilidade" - Notícias - Hospital Vila da Serra

Dr. Marco Melo aborda o tema “Obesidade e seus impactos sobre a fertilidade”

Data da publicação: 30/03/2011

O Diretor Científico da Clínica Vilara, Dr. Marco Melo, foi entrevistado pela equipe do Caderno Bem Viver do Jornal Estado de Minas, no último dia 20 de março. Na ocasião o profissional falou do impacto da obesidade sobre a fertilidade feminina. Veja parte da entrevista:


“Associada a distúrbios da menstruação e ovulação, hirsutismo (excesso de pelos nas mulheres), ovários policísticos, infertilidade, abortos e complicações obstétricas, a obesidade pode aumentar em até 18% o risco de morte materna e responde por 80% dos acidentes com morte por complicações anestésicas.
Entre os problemas obstétricos mais importantes estão hipertensão, diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, embolia, macrossomia fetal, infecção urinária, prematuridade, óbito fetal inexplicado e complicações cirúrgicas como hemorragias e infecções. Problemas para engravidar são três vezes mais frequentes entre obesas, que em ciclos de fertilização in vitro (FIV) precisam de doses mais elevadas de indutores da ovulação, maior duração da estimulação ovariana e apresentam menor resposta do ovário à medicação. A qualidade do óvulo também parece ser afetada pela obesidade. “


Fonte: Estado de Minas- MG (Caderno Bem Viver, 20/03/2011)