Equipe do Hospital Vila da Serra realiza a primeira cirurgia robótica ginecológica no Estado - Notícias - Hospital Vila da Serra

Equipe do Hospital Vila da Serra realiza a primeira cirurgia robótica ginecológica no Estado

Data da publicação: 15/12/2016

sem_textoNa última quarta-feira, 7 de dezembro, a equipe de cirurgiões ginecológicos do Hospital Vila da Serra, Wilson Eustáquio Silva Junior e João Augusto de Oliveira Fernandes realizou o primeiro procedimento robótico do gênero em Minas Gerais.

A paciente, que sofria de endometriose, submeteu-se a essa nova tecnologia que aumenta consideravelmente a eficiência da cirurgia e possibilita um processo de recuperação rápido, se comparado aos métodos tradicional e laparoscópico. Depois da cirurgia, a paciente ficou internada por 24 horas – quando o período médio de internação é de 48 horas.

O procedimento robótico apresenta inúmeras vantagens. Entre elas,uma maior visualização da imagem, o que permite ao médico conduzir o procedimento em 3D e com aumento de 12 vezes do órgão em questão. Dessa forma, há maior precisão dos movimentos, ergonomia e conforto para os médicos que operam.

Para os pacientes, o método robótico também traz muitos benefícios. Um deles é que a perda de sangue é mínima. A recuperação também é mais rápida, o que permite que a pessoa retorne para suas atividades em prazos menores.

O projeto Da Vinci – Cirurgia Robótica foi inaugurado em 20 de setembro. O equipamento que demandou aporte de U$ 3 milhões é fruto de uma parceria com a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), está instalado em uma sala especial do bloco cirúrgico do Hospital Vila da Serra.