Hospital Vila da Serra apoia o evento UTI na Praça - Notícias - Hospital Vila da Serra

Hospital Vila da Serra apoia o evento UTI na Praça

Data da publicação: 05/11/2010

Neste próximo, sábado dia 06/11 das 8h às 13h, a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) realiza a quinta edição da campanha UTI na Praça. Quem passar pela Praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte, poderá fazer uma visita guiada a várias tendas que irão mostrar o que são e como funcionam as Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s).

Serão montados leitos de UTI`s adulto e neonatal, com equipamentos e manequins, para que as pessoas possam ver de perto o funcionamento dessas unidades. A campanha é uma comemoração ao Dia do Intensivista, celebrado em 10/11. ”Queremos mostrar que a UTI é um local de vida, acolhimento, cuidado e segurança, para onde são encaminhados pacientes que necessitam de cuidados especiais e, não, pacientes em final de vida, como pensam algumas pessoas”, explica a coordenadora do campanha UTI na Praça, a psicóloga  intensivista Lilian Almeida Couto Viana.

Médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e dentistas explicarão o papel de cada profissional de saúde dentro das UTI’s. O objetivo é permitir que a população se familiarize com a UTI, saiba como agir em casos de urgência e aprenda como prevenir doenças e acidentes. Serão oferecidas também orientações sobre morte encefálica e doação de órgãos.

Cerca de 100 voluntários, entre estudantes e profissionais da saúde, participam do evento. A meta é receber de 400 a 500 homens, mulheres e crianças na praça, superando a marca da campanha do ano passado. UTI na Praça conta com o apoio de diversas entidades e empresas, dentre elas o Hospital Vila da Serra que será representado por seus profissionais. Dentre eles Dr. José Sabino – Pediatra Intensivista, Dr. Hugo Urbano e Dr. Frederico Anselmo ambos Médicos Intensivistas, e ainda Lilian Viana – Psicóloga Intensivista. Além destes, colaboradores voluntários do HVS de diversos setores tais como hotelaria, segurança, acadêmicos e estagiários de enfermagem estarão presentes.