Hospital Vila da Serra recebe Certificação Internacional - Notícias - Hospital Vila da Serra

Hospital Vila da Serra recebe Certificação Internacional

Data da publicação: 13/08/2015

O Hospital Vila da Serra busca continuamente a maturidade institucional e o suporte capaz de otimizar a prática hospitalar com qualidade e segurança. Exemplo disso são as diversas acreditações e certificações conquistadas, reconhecendo o cuidado da instituição com seus clientes.

Em 2007, o Vila iniciou seu compromisso com a excelência e foi certificado como nível 2 pela metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA), através do  Instituto Qualisa de Gestão (IQG). O IQG é uma das oito instituições acreditadoras credenciadas a oferecer essa certificação e também é representante brasileira da Accreditation Canada.

A  busca não parou por aí. Em 2010 o HVS foi acreditado como nível 3, também pela ONA, e em 2011 focando em melhoria contínua, foi agraciado pela Acreditação Internacional Canadense, concedida pelo Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA). Esse certificado corresponde ao grau máximo de excelência em melhorias e resultados, representando a eficiência e o desenvolvimento dos serviços prestados pelo HVS.

Com as visitas de manutenção do CCHSA, surgiu outro desafio em 2013: a preparação para a metodologia Qmentum, que significa momento de qualidade e é uma atualização da metodologia do CCHSA. O Qmentum parte do princípio de que não basta apenas corrigir procedimentos técnicos organizacionais, é preciso também repensar o modo como se presta a assistência. Nesse sentido, houve uma reformulação do método de avaliação convencional (estrutura – processo – resultado).

A adaptação do hospital ao Qmentum ocorreu durante o período de renovação da certificação. Nessa fase, o Vila trabalhou no fortalecimento de seus processos e profissionais e criou ocasiões para o envolvimento de toda a equipe multidisciplinar. A disseminação das novas diretrizes ocorreu entre 2013 e 2015 através de campanhas de sensibilização (gincanas, quiz, oficinas, teatros, atividades interativas dentro e fora dos setores, entre outras).

Vale ressaltar que o hospital redobrou seus esforços para o cumprimento das diretrizes do manual Qmentum, uma vez que a visita de avaliação estava marcada para julho deste ano. Então, nos dias 20 e 21 de julho, o hospital foi auditado pela metodologia Qmentum, verificou os processos institucionais com foco na linha de cuidado junto aos pacientes, familiares, funcionários, lideranças e alta administração. No dia 22, os avaliadores do IQG (dentre eles, as brasileiras Dra. Gilzélia Almeida, líder da visita, Silvana Camillotti, Raquel Anbruse, Janaína Cherubim e a canadense, Barbara Jiricka) encaminharam para a Accreditation Canada o relatório com todas as considerações identificadas durante a visita e com a congratulação pelos padrões internacionais de excelência alcançados.

Hospital-Vila-da-Serra-recebe-Certificacao-Internacional

O resultado foi homologado pelo Accreditation Canada Internacional, e o Hospital Vila da Serra agora é oficialmente acreditado pelo programa internacional de acreditação com o selo Qmentum Internacional – Diamante.

Isso comprova o comprometimento do Vila da Serra com a melhoria contínua da qualidade de sua gestão e assistência médica.

selo_qmentum2015