Hospital Vila da Serra sediará o Centro de Tratamento com Células-Tronco. - Notícias - Hospital Vila da Serra

Hospital Vila da Serra sediará o Centro de Tratamento com Células-Tronco.

Data da publicação: 09/08/2010

O Hospital Vila da Serra foi o escolhido para abrigar o ”Centro de Terapia com Células- Tronco Adultas das Américas”. Esta é a afirmação feita pelo Dr. Wagner Issa, presidente do hospital, que está comemorando o fato do Vila da Serra ser o único hospital no Brasil capacitado para fazer, no prazo máximo de nove meses, a retirada de células-tronco da gordura do paciente com o objetivo de recriar os tecidos do mesmo. ”Trata-se de uma técnica de vanguarda que, atualmente, só é aplicada em um centro da Espanha. O tratamento, além de simples, é feito com células retiradas do tecido adiposo do próprio paciente, homem, mulher ou criança, e que podem ser utilizadas para corrigir uma série de defeitos congênitos, problemas ortopédicos, entre outros”, explica.

O grande avanço da questão é o fato de não serem usadas células-tronco embrionárias e nem haver necessidade de armazenamento de células ou cultura das mesmas em bancos. De acordo com Sérgio Duval Barros Vieira, médico, cirurgião dentista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Regenerativa, a terapia com células-tronco é o que há de mais inovador para tratamentos e cura de uma série de doenças, entre elas o diabetes e a esclerose múltipla. ”Vamos poder fazer tratamentos de recontornos em qualquer tecido de origem mezenquimal, cartilagens, ossos e músculos. A técnica é perfeita e ideal para todos os tipos de contornos”, exemplifica ele, acrescentando que a escolha de Belo Horizonte e do hospital Vila da Serra para abrigarem o projeto não foi aleatória. ”A capital mineira traz todas as qualidades para receber um centro desse nível, principalmente por ser um estado que se destaca, cada dia mais, na área de pesquisas com o uso de técnicas avançadas. Já o Vila da Serra é reconhecido por sua excelência e por ser um hospital de vanguarda que tem, além de uma estrutura cirúrgica moderna, todas as condições para implantação de um projeto deste porte”, enfatiza.

A ideia de trazer para o Brasil um Centro de Terapias com Células-Tronco nasceu em 1988 quando Sérgio Vieira foi residente do Dr. William Futrell no departamento de cirurgia plástica buço-maxilo-facial, na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Inventor da técinica, o Dr. Futrell, membro do GID Group – consórcio entre cirurgiões plásticos, cientistas, inventores e administradores que tem como objetivo a terapia com uso de células-tronco de origem adiposa – reconheceu o Brasil como um país com potencial para investimento na área. ”Brasil é o único país da América que hoje tem estrutura capaz de suportar um centro de células-tronco. Por este motivo, confiamos que a nossa parceria com o Hospital Vila da Serra será um sucesso”, diz. Conforme ele esclarece, o GID vai trazer todo o seu know-how e infraestrutura para a capital mineira, além de oferecer treinamentos e cursos de atualização vitalícios para todos os profissionais envolvidos no processo.

Para construir o centro, o Hospital Vila da Serra recorreu a um grupo de empresários investidores no mercado que apostou cercar de U$ 1 milhão no projeto cuja estrutura será construída no próprio hospital. De acordo com Wagner Issa, presidente do Vila, o planejamento é construir um laboratório agregado a duas salas cirúrgicas, que serão preparadas para receber pacientes não só do Brasil, mas de todo o mundo.”o que ainda falta para finalizar de vez o projeto é a sua aprovação legal, já que estamos dependendo de alguns processos regulatórios do governo”, ressalta Issa, acrescentando que com tantas novidades, ”só nos resta esperar e torcer para que o Centro de Terapias com Células-Tronco das Américas seja logo concluído e que beneficie o maior número de pessoas possível. Não resta dúvida que Minas Gerais tem capacidade e profissionais competentes e especializados para levar em frente um projeto que, em breve, será destaque no mundo todo”.