Hospital Vila da Serra testa o seu Plano de Catástrofe - Notícias - Hospital Vila da Serra

Hospital Vila da Serra testa o seu Plano de Catástrofe

Data da publicação: 24/10/2013

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) em parceria com a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI) está preparando hospitais públicos de Belo Horizonte, como o João XXIII, Risoleta Neves, Odilon Behrens e Eduardo de Menezes para a copa de 2014. Os hospitais estruturaram Planos de Catástrofes e tem passado por simulados. As ações fazem parte do acordo de Cooperação Técnica Internacional entre Brasil e França. ¹

A transferência da tecnologia sobre a preparação para desastres e emergências tem levado a reflexões sobre as vulnerabilidades e a capacidade de atendimento das instituições. “Desastres podem sobrecarregar instituições e comunidades inteiras”.²

Neste sentido, as instituições privadas também precisam se preparar. No Brasil, foram pioneiras na definição de planos de catástrofes as instituições certificadas internacionalmente. Contudo, é inegável que não possuímos grande experiência no assunto.

Portanto, nada melhor que nos espelharmos em quem possui know-how de planejamento de recursos para catástrofes. Neste sentido, o Hospital Vila da Serra se inspirou no “Guia Geral de Orientação para a Elaboração de um Plano de Emergência das Unidades de Saúde”, da Direção-Geral da Saúde (DGS) de Portugal, para refinar o seu plano de catástrofe.

Recebemos na instituição, no dia 23 de outubro, a visita de dois dos consultores portugueses, Humberto José da Silva Machado e Antônio Marques da Associação de Medicina Intensiva de Portugal, que direcionaram os simulados na rede pública. Os consultores avaliaram o plano da instituição e coordenaram um simulado Table Top.

Houve grande envolvimento de toda a equipe e gostaríamos de agradecer nominalmente a todos que, além de imaginar como será o cenário na copa, têm planejado uma assistência segura aos pacientes durante a mesma:

Hugo Urbano, Érika Chamon, Lílian Viana, Beatriz Alaggio, Renata Macedo, Gláucia Helena, Fernanda Azzi, Christiane Furbino, Jacilda Soares, Mariana Soares, Giselle Araújo, Camila Amurim, Rafael Ferreira, Harisson Arantes, Gustavo Silveira, Sofia de Araújo, Marcela Villefort, Karla Cristiane, Raquel Correa, Renata Lemos, Carla Renata, Aminadabe Ribeiro, Patrícia Gonzaga, Raul Fernandes, Midiam Zema, Mariana Fidelis, Euci Moreira, Caio Melo, Marcela Lopes, Débora Francione, Orlando Fadini, Bianca Resende, Henrique Petrilho.

1. Jornal o Tempo: Hospitais de Belo Horizonte recebem simulado de catástrofe
2. Manual Qmentum
3. Portal da Saúde: Plano de Emergência nas Unidades de Saúde
4. Agência Minas: Mineirão é palco de simulado de catástrofe
5. Agência Minas: Hospitais adotam plano de atendimento a vítimas de desastres e catástrofes para as Copas.