Integração multidisciplinar permite cirurgia inédita no Vila da Serra - Notícias - Hospital Vila da Serra

Integração multidisciplinar permite cirurgia inédita no Vila da Serra

Data da publicação: 20/08/2015

12No último mês de junho, o Hospital Vila da Serra realizou a primeira nefrectomia videolaparoscópica em bebê nos primeiros meses de vida (4 meses). O procedimento foi realizado pelos médicos Cristiane Reis Leonardo, Rodrigo Silva Quintela Soares e Flavia Lino e Melo, membros da equipe de cirurgia pediátrica e urologia pediátrica, video urologia e anestesia respectivamente.

A nefrectomia consiste na retirada do rim, quando o órgão não exerce mais sua função. Usualmente, existe uma associação com hidronefrose, que é o aumento do rim, uma vez que essa situação pode favorecer o aparecimento de infecção e, a longo prazo, ser um fator desencadeante de hipertensão arterial. A perda da função renal na criança, na maioria das vezes, decorre de problemas congênitos.

A videolaparoscopia mantém a mesma técnica cirúrgica da operação aberta, mas traz menos danos aos tecidos do corpo humano, uma vez que atinge o órgão alvo de maneira mais objetiva. A incisão da cirurgia tradicional é substituída por 3 ou 4 incisões de 3 a 5mm, por onde são inseridos instrumentais cirúrgicos. Um telescópio com câmera e cabo de fibra ótica leva a imagem de alta definição a um monitor de vídeo, permitindo aos cirurgiões o comando dos instrumentos e a realização do procedimento cirúrgico.

Através desse método, o paciente tem uma recuperação mais rápida, uma vez que o trauma cirúrgico e a dor pós-operatória são reduzidos, o tempo de internação é menor e  o retorno às atividades cotidianas é mais precoce.

Embora a videocirurgia em pediatria seja um avanço recente, a redução no tamanho dos instrumentos, os conhecimentos da fisiologia desses procedimentos nas crianças e as experiências em centros avançados do mundo já permitem um amplo emprego da videolaparoscopia em pacientes infantis, inclusive em neonatos.