Acesso Rápido

Integração multidisciplinar permite cirurgia inédita no Vila da Serra

12No último mês de junho, o Hospital Vila da Serra realizou a primeira nefrectomia videolaparoscópica em bebê nos primeiros meses de vida (4 meses). O procedimento foi realizado pelos médicos Cristiane Reis Leonardo, Rodrigo Silva Quintela Soares e Flavia Lino e Melo, membros da equipe de cirurgia pediátrica e urologia pediátrica, video urologia e anestesia respectivamente.

A nefrectomia consiste na retirada do rim, quando o órgão não exerce mais sua função. Usualmente, existe uma associação com hidronefrose, que é o aumento do rim, uma vez que essa situação pode favorecer o aparecimento de infecção e, a longo prazo, ser um fator desencadeante de hipertensão arterial. A perda da função renal na criança, na maioria das vezes, decorre de problemas congênitos.

A videolaparoscopia mantém a mesma técnica cirúrgica da operação aberta, mas traz menos danos aos tecidos do corpo humano, uma vez que atinge o órgão alvo de maneira mais objetiva. A incisão da cirurgia tradicional é substituída por 3 ou 4 incisões de 3 a 5mm, por onde são inseridos instrumentais cirúrgicos. Um telescópio com câmera e cabo de fibra ótica leva a imagem de alta definição a um monitor de vídeo, permitindo aos cirurgiões o comando dos instrumentos e a realização do procedimento cirúrgico.

Através desse método, o paciente tem uma recuperação mais rápida, uma vez que o trauma cirúrgico e a dor pós-operatória são reduzidos, o tempo de internação é menor e  o retorno às atividades cotidianas é mais precoce.

Embora a videocirurgia em pediatria seja um avanço recente, a redução no tamanho dos instrumentos, os conhecimentos da fisiologia desses procedimentos nas crianças e as experiências em centros avançados do mundo já permitem um amplo emprego da videolaparoscopia em pacientes infantis, inclusive em neonatos.

Leia também:
  • Hospital Vila da Serra comemora a Páscoa

    Na última quinta- feira (02), as crianças que estavam no Vila da Serra foram surpreendidas com visita do coelhinho da Páscoa. Levando alegria para os pequeninos que estavam nas Unidades de Internação, UTI Pediatria, Consultórios e Atendimento Infanti...

  • Hospital Vila da Serra faz Campanha de Doação de Sangue

    No dia 02 de março recebemos a equipe do Hemoservice, juntamente com o mascote, para conscientizar os pacientes e profissionais do Hospital Vila da Serra a doarem sangue.   Com o slogan: "Não deixe que a alegria de alguém morra nesse carnaval....

  • A alegria contagiou o Dia das Crianças do HVS

    No dia 10 de outubro o HVS ficou em festa, pois recebeu uma visita mais que especial, Pablo, personagem do Backyardigans, esteve no Vila da Serra para comemorar o Dia das Crianças. Ele e sua ajudante visitaram os bebês da ala da maternidade e as cria...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360