Acesso Rápido

Integração multidisciplinar permite cirurgia inédita no Vila da Serra

12No último mês de junho, o Hospital Vila da Serra realizou a primeira nefrectomia videolaparoscópica em bebê nos primeiros meses de vida (4 meses). O procedimento foi realizado pelos médicos Cristiane Reis Leonardo, Rodrigo Silva Quintela Soares e Flavia Lino e Melo, membros da equipe de cirurgia pediátrica e urologia pediátrica, video urologia e anestesia respectivamente.

A nefrectomia consiste na retirada do rim, quando o órgão não exerce mais sua função. Usualmente, existe uma associação com hidronefrose, que é o aumento do rim, uma vez que essa situação pode favorecer o aparecimento de infecção e, a longo prazo, ser um fator desencadeante de hipertensão arterial. A perda da função renal na criança, na maioria das vezes, decorre de problemas congênitos.

A videolaparoscopia mantém a mesma técnica cirúrgica da operação aberta, mas traz menos danos aos tecidos do corpo humano, uma vez que atinge o órgão alvo de maneira mais objetiva. A incisão da cirurgia tradicional é substituída por 3 ou 4 incisões de 3 a 5mm, por onde são inseridos instrumentais cirúrgicos. Um telescópio com câmera e cabo de fibra ótica leva a imagem de alta definição a um monitor de vídeo, permitindo aos cirurgiões o comando dos instrumentos e a realização do procedimento cirúrgico.

Através desse método, o paciente tem uma recuperação mais rápida, uma vez que o trauma cirúrgico e a dor pós-operatória são reduzidos, o tempo de internação é menor e  o retorno às atividades cotidianas é mais precoce.

Embora a videocirurgia em pediatria seja um avanço recente, a redução no tamanho dos instrumentos, os conhecimentos da fisiologia desses procedimentos nas crianças e as experiências em centros avançados do mundo já permitem um amplo emprego da videolaparoscopia em pacientes infantis, inclusive em neonatos.

Leia também:
  • Parabéns, colaboradores!

    Mais uma vez o Vila da Serra prestou homenagens aos seus colaboradores. No último dia 27 de janeiro, foram comemorados os 10 e 05 anos de dedicação de diversos funcionários. Durante um café da manhã, o presidente do Conselho, Dr. Wagner, agradeceu o ...

  • Saiba mais sobre as novas regras para Reprodução Assistida

    Dr. Marco Melo, Diretor Científico da Clínica Vilara, fala sobre a atualização das regras de reprodução assistida que foram anunciadas pelo Conselho Federal de Medicina. Dr. Marco explica o que muda para aqueles casais que precisam de ajuda médica pa...

  • Equipe do HVS realiza ação solidária

    Como parte do Projeto 'Gentileza Já' realizado pelo Hospital Vila da Serra, na última quarta-feira (22/06), gerentes e lideres do hospital em parceria com a Hemoservice realizaram a doação de sangue. Entendo que gentileza é ser também solid...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360