Acesso Rápido

PIONEIRISMO: Hospital Vila Da Serra realiza com sucesso a primeira cirurgia fetal intra-útero de Mielomeningocele

O Hospital Vila da Serra é o primeiro de Minas Gerais a realizar, com sucesso, a cirurgia fetal para correção de mielomeningocele. O procedimento foi feito em maio deste ano e o parto está programado para início de agosto.

O êxito se dá, graças ao pioneirismo da instituição, que dispõe de toda a estrutura necessária e de uma equipe multidisciplinar especializada para corrigir, durante as primeiras semanas da gestação, um grave problema de má formação do feto, realizando a cirurgia dentro do útero da mãe.

Entenda

Com oito semanas de gestação, acontece o fechamento do sistema nervoso e da coluna do bebê. Naqueles que são diagnosticados com mielomeningocele, esse processo não acontece naturalmente e os nervos ficam expostos.

“A má formação ocorre na região lombar e essa abertura na coluna pode comprometer o desenvolvimento psicomotor da criança ao longo de toda a vida”, explica o cirurgião fetal e coordenador da equipe multidisciplinar especializada nesse procedimento, Fábio Batistuta de Mesquita.

Conforme dr. Fábio, a exposição das raízes nervosas do bebê faz com que o líquido produzido no cérebro extravase pelo orifício da medula, o que reduz a pressão intracraniana da criança.

Sem correção, a doença pode levar a casos de hidrocefalia, má formação de nervos e neurônios e problemas locomotores variados. Existe, ainda, o risco de dificuldades na bexiga e intestino.

Como funciona

Geralmente a cirurgia, baseada na “Técnica de Peralta”, é realizada entre a 19ª e a 26ª semanas da gestação, quando o cérebro está em processo de formação. Assim, reduz-se o risco de complicações maternas e é possível prolongar a gravidez até aproximadamente a 37ª semana.

O procedimento também impede que os danos iniciais se agravem, já que o líquido amniótico tem uma ação corrosiva sobre os nervos expostos.

A mielomeningocele é a única má formação fetal não letal, que tem indicação de cirurgia intraútero, realizada antes do nascimento do feto. Existe farta bibliografia médica que comprova que esse procedimento reduz a necessidade de tratamentos depois do nascimento.

A cirurgia também dobra as chances de a criança andar sem o uso de próteses e órteses e reduz em 80% a necessidade de se colocar a válvula no cérebro, para reduzir a pressão intracraniana, devido a hidrocefalia”, afirmou dr. Fábio.

Acompanhamento HVS

Da mesma forma em que os casos têm sido acompanhados no pré-natal, depois do nascimento, o bebê continuará a receber um atendimento especial, já que o tratamento terá continuidade.

De acordo com o coordenador da equipe multidisciplinar especializada em cirurgia fetal, Fábio Batistuta, a ideia é implantar um Centro de Referência de Cirurgia Fetal no Hospital Vila da Serra para garantir que as pacientes sejam tratadas em Minas Gerais.

Leia também:
  • Criada a Sociedade Brasileira de Simulação na Prática Médica

      Foi fundada a Sociedade Brasileira de Simulação na Prática Médica, entidade com o objetivo promover o uso de simuladores (manequins, robôs, computadores, entre outros equipamentos) no treinamento e capacitação de profissionais da saúde para a...

  • Divulgado data da prova para seleção de Acadêmicos de Medicina

    O Hospital Vila da Serra realizará seleção pública para preenchimento de 06(seis) vagas para estágio extra-curricular para Acadêmicos de Medicina. As vagas são destinadas a área de Obstetrícia e o Processo seletivo será em 2 etapas: 1ª - Prova ...

  • Hospital Vila da Serra realiza Natal Solidário

    Os dias 20 e 21 de dezembro foram mais que especiais para a equipe do HVS. Em comemoração ao Natal, o Papai Noel e sua ajudante estiveram nas instalações do hospital realizando brincadeiras, bichinhos de balão e trazendo muita alegria para as criança...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2018 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360