Profissional do HVS participa do simulado de catástrofes do Mineirão - Notícias - Hospital Vila da Serra

Profissional do HVS participa do simulado de catástrofes do Mineirão

Data da publicação: 17/05/2013

Realizado no último dia 11, o treinamento de simulação de catástrofe realizado no estádio do Mineirão contou a com a presença da psicóloga intensivista do HVS, Lilian Viana.

Cento e cinquenta “vítimas” foram “resgatadas” neste sábado, 11/05, no estádio do Mineirão, em Belo horizonte. Esse “resgate” faz parte do treinamento de simulação de catástrofe, organizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). O simulado tem o objetivo de preparar os hospitais para situações de Urgência e Emergência durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo, além disso, capacitar a equipe de enfermeiros e médicos que irão trabalhar durante os eventos esportivos.

O plano de ação foi elaborado por médicos consultores de Portugal e prevê a melhoria das estruturas da saúde para responder às situações de crises sanitárias, catástrofe e gestão de eventos de massa que irão acontecer em 2013, 2014 e 2016.

Durante o simulado foram encenados os procedimentos reais de recuperação da atenção, a intervenção do Corpo de Bombeiros de Min

as Gerais, a intervenção das equipes avaliadas, o agravamento de cada paciente, a preparação dos estabelecimentos hospitalares, a comunicação com as autoridades sanitárias e diferentes órgãos envolvidos.

A psicóloga intensivista da UTI Adulto do Hospital Vila da Serra, Lilian Viana participou do simulado e concedeu entrevista  sobre o tema para a Rádio Inconfidência.

A entrevista está disponível no  http://bit.ly/10COeZe. A reportagem sobre o simulado também está disponível no http://bit.ly/185XZpb. |  Fonte: SES/MG

Fonte: saude.mg.gov.br | Foto: Henrique Chendes

Fonte: saude.mg.gov.br | Foto: Henrique Chendes